Avançar para o conteúdo principal

Espanha mexe na “bazuca” para conquistar produção de automóveis e baterias


Espanha vai mexer no PERTE (equivalente ao nosso PRR), para torná-lo mais flexível e focar incentivos na produção de elétricos no país.

Cupra urban rebel frente 3/4
© CUPRA

O Governo espanhol parece continuar focado na atração e manutenção da indústria automóvel no país. Mesmo depois do fracasso da ronda inicial do PERTE (Projetos Estratégicos para a Recuperação e Transformação Económica), na qual apenas foram executados 27% dos 2,9 mil milhões de euros destinados ao setor automóvel.

O executivo liderado por Pedro Sánchez, está agora a preparar uma nova versão da sua «bazuca», com regras mais flexíveis e concentrada nos incentivos à produção de veículos elétricos no país. Este programa espanhol é o equivalente ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em Portugal.

Volkswagen id. 2all, perfil
© Volkswagen O Volkswagen ID.2All é um dos elétricos a produzir em Espanha, na fábrica de Martorell da SEAT S.A.

De acordo com a Reuters, tanto a Volkswagen como a Renault já anunciaram a intenção de concorrer aos fundos do renovado PERTE, com o objetivo de acelerar a transformação das suas fábricas para a produção de veículos elétricos. A Stellantis poderá ser outra das interessadas, avança a agência.

Milhares de Milhões para a indústria automóvel espanhola

O Governo espanhol espera que a renovada «bazuca», que conta com fundos de apoio à pandemia da União Europeia, ajude o país a permanecer na corrida pela atração de produção de veículos elétricos.

Recordamos que Espanha é o segundo maior produtor de automóveis na Europa. Em causa está um novo plano, que estará em marcha até julho, no valor de dois mil milhões de euros.

Espanha tentou o melhor que pode com o primeiro (PERTE), mas precisamos garantir que o segundo seja muito melhor e mais flexível.

Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A. e presidente da ANFAC

Dito isto, o Grupo Volkswagen apresentará um novo pedido ao PERTE, que deverá implicar um reforço na produção de veículos elétricos ou na montagem de baterias em Espanha.

Recordamos que, recentemente, Espanha já conquistou uma fábrica de baterias que poderia ter vindo para Portugal e que Martorell, a fábrica irmã da Autoeuropa, vai produzir carros elétricos enquanto a unidade portuguesa ainda não tem qualquer tipo de planos nesse sentido.

Também a Renault, que recebeu 40 milhões de euros na primeira fase do PERTE, vai novamente requisitar fundos a este mecanismo, declarou Josep Maria Recasens, diretor de estratégia da Renault Espanha. Dependendo do cronograma e das condições, a Renault pode decidir fabricar mais carros híbridos em Espanha, refere esta fonte.

Renault Austral Esprit Alpine perfil
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel O Renault Austral é produzido na fábrica do construtor em Palencia, Espanha

Esta mudança nas regras do «PRR» espanhol já obteve autorização por parte da Comissão Europeia. A fraca execução do plano inicial, levou à demissão de dois altos funcionários do Governo espanhol. 


Espanha mexe na "bazuca" para conquistar produção de automóveis e baterias (razaoautomovel.com)


Comentários

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Se continuar cheia de regulamentos, “a Europa tornar-se-á uma espécie de museu”

IA na UE representada por um chip com as estrelas da UE  A Europa tem sido alvo de críticas, por governantes e especialistas, relativamente à sua abordagem em matéria tecnológica, em especial no que à Inteligência Artificial (IA) diz respeito. Agora, na perspetiva do primeiro-ministro sueco, o bloco arrisca-se a tornar-se "uma espécie de museu em comparação com outras partes do mundo". Conforme informámos, recentemente, o Presidente francês Emmanuel Macron anunciou um investimento de 109 mil milhões de euros em IA, que inclui compromissos de investidores estrangeiros como os Emirados Árabes Unidos e fundos de investimento americanos e canadianos, bem como de empresas nacionais como a Iliad, a Orange e a Thales. Na altura, Macron comparou a escala do compromisso de investimento com o projeto americano Stargate de 500 mil milhões de dólares anunciado pelo Presidente Donald Trump, anteriormente. Entretanto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a Uni...

Buracos na estrada vão ser coisa do passado. Ciência!

 Se por acaso anda todos os dias pelas estradas Portuguesas, sabe que encontrar um buraco não é uma tarefa assim tão complicada quanto isso. São mais que muitos, e por vezes duram meses ou até anos. A manutenção das estradas em Portugal é uma ciência pouco exata. É exatamente por isso que devemos usar outro tipo de ciência, onde as tecnologias mais recentes podem vir a fazer com que o asfalto se repare sozinho. Algo que pode evitar preocupações, e muito dinheiro gasto em vão. Portanto, já muitas vezes ouvimos falar de plástico, vidro, ou outros materiais, todos eles capazes de se repararem sozinhos. Mas, e que tal o asfalto que dá vida às nossas estradas? Pois é, existe mesmo uma equipa a tentar desenvolver um novo tipo de material capaz de se reparar sozinho. Claro que não estamos a falar da reparação automática de buracos gigantes. Mas, este asfalto vai ser capaz de reparar fendas à medida que estas se formam, o que por sua vez vai evitar a existência dos buracos que os nossos au...