Avançar para o conteúdo principal

Aeroporto: CTI fecha short list com nove soluções. Pegões, Poceirão e Rio Frio na fase seguinte


© Ricardo Ramos / Global Imagens


 A Comissão Técnica Independente passou à fase seguinte nove opções estratégicas para a expansão aeroportuária da região de Lisboa.


A Comissão Técnica Independente (CTI) deu luz verde a nove das 17 opções estratégicas para o novo aeroporto da região de Lisboa e que irão passar agora à fase seguinte de avaliação. A short list com sete localizações, que foi anunciada esta quinta-feira, 27, durante a primeira conferência da CTI, inclui além das cincos hipóteses indicadas pelo governo na resolução do Conselho de Ministros - Portela+Montijo; Montijo + Portela; Campo de Tiro de Alcochete; Portela + Santarém e Santarém - mais quatro possibilidades.


As opções Portela+ Alcochete, Pegões, Portela+Pegões e Rio Frio+Poceirão vão também seguir caminho para a segunda fase de estudos.


A triagem destas nove soluções estratégicas foi feita com base em 10 critérios de viabilidade técnico-científica. Da lista, há três que assumem maior relevância: a proximidade e distância do centro de Lisboa (a média europeia são 22 quilómetros), infraestrutura rodo e ferroviária existente e planeada e a área de expansão (mínimo 1000 ha).


À lista, detalhada esta tarde nas instalações do LNEC, acrescenta ainda outros aspetos como a capacidade de movimentos/hora; se há ou não conflitos com espaço aéreo militar; riscos naturais; população afetada pelo ruído; áreas naturais e corredores migratórios; importância estratégica para a Força Aérea e a existência de estudos de impacte ambiental e de declarações de impacte ambiental que, segundo a presidente da CTI, "podem acelerar os processos de aprovação".


Recorde-se que o rol de futuros locais e combinações tem vindo a crescer nos últimos meses. Depois de o governo ter dado o tiro de partida com cinco opções estratégicas, no final de 2022, em janeiro, entraram na lista Portela + Alverca e Beja. JÁ este mês, o presidente da Câmara Municipal de Leiria fez também chegar à CTI a proposta de Monte Real. Já depois de concluída a fase de audição pública, através da plataforma online aeroparticipa.pt, foram ainda integradas oito novas opções: Ota, Rio Frio, Pegões, Poceirão, Évora, Apostiça, Sintra e Tancos.


Alverca, Monte Real e Beja de fora

O interesse pela futura resposta aeroportuária da região de Lisboa tem sido crescente e, no total, chegaram à CTI 781 sugestões de localização. Destas, 17 foram integradas numa primeira avaliação e, por fim, foi hoje anunciada a lista final de opções com viabilidade. Várias foram as localizações que ficaram pelo caminho e que não passaram no teste dos critérios aplicado pela CTI.


"É um aeroporto para a região de Lisboa não é para ser colocado em qualquer parte do país"; relembrou Maria do Rosário Partidário.


A solução Alverca+Portela não integra a short list apesar de ser "uma opção extremamente criativa". A coordenadora da CTI admite que a solução de acessibilidades é "muito inteligente" mas há condicionantes que chumbaram a hipótese. Nomeadamente o facto de ser a solução "que afeta o maior número de população, 762 mil pessoas".


Beja Monte Real e Évora chumbaram no critério de proximidade. " "Já a Ota é uma opção histórica e já foi muito estudada, por isso permitiu-nos ter acesso a mais informação. É ideal do ponto de vista de acessibilidades mas não tem área de expansão. Os estudos mostraram dificuldades em segurança aérea, risco de inundação e custos elevados na remoção de obstáculos", justificou a coordenadora.


A Apostiça apresenta conflitos militares com paióis NATO, e não tem ferrovia, motivos que ditaram a exclusão.


Já Pegões, que também não cumpre o critério de proximidade, tem capacidade para ir até às quatro pistas. Maria do Rosário Partidário indicou que a localização "apresenta conflitos com a área militar" mas este ponto "pode ser resolúvel". O facto de ficar a 10 quilómetros de Rio Frio e ser uma área logística com potencial levaram a CTI a considerá-las como uma solução mista, apesar de Rio Frio já ter sido estudado anteriormente e ter sido rejeitado por razões ambientais.


Aeroporto: CTI fecha short list com nove soluções. Pegões, Poceirão e Rio Frio na fase seguinte (dinheirovivo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O que se sabe sobre a esfera 'alienígena' que pousou na Colômbia?

Em 2025, uma descoberta inusitada chamou a atenção de cientistas e moradores de  Buga , uma cidade no departamento de  Vale do Cauca , na Colômbia. Uma esfera prateada, descrita por alguns como  "alienígena",  foi encontrada após testemunhas relatarem ter visto o objeto realizando movimentos no céu antes de  "pousar"  na região. A cidade, conhecida por seu santuário religioso e belas paisagens, tornou-se o centro de um mistério que desperta curiosidade e especulação. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas Foto: Reprodução / Perfil Brasil O objeto, que foi rapidamente recuperado após seu pouso, possui características intrigantes. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas de material semelhante a metal. No interior, foram encontradas 18 microesferas que circundam um núcleo ce...