Avançar para o conteúdo principal

O despacho, as mensagens, a reprimenda e o email. Quem é Hugo Mendes, o braço direito de Pedro Nuno Santos no centro da polémica da TAP


Foto:  TIAGO PETINGA


Na comissão de inquérito da TAP tem sido um dos nomes mais referidos. Deu ordens à CEO para não falar com nenhum gabinete do Governo sem antes passar por ele e sugeriu, por mail, que a TAP atendesse um pedido de Marcelo para o Governo não perder o “aliado” político. Hugo Mendes, o braço direito de Pedro Nuno Santos que começou a carreira nos gabinetes socialistas com Maria de Lurdes Rodrigues, está em todas as polémicas


O despacho, as mensagens, a reprimenda e o email. Quem é Hugo Mendes, o braço direito de Pedro Nuno Santos no centro da polémica da TAP


Foi um dos nomes mais pronunciados nas duas últimas audições da comissão de inquérito à gestão da TAP, tanto pela ainda CEO Christine Ourmière-Widener, como por Alexandra Reis, a gestora que saiu da companhia aérea com uma indemnização de 500 mil euros num acordo de rescisão que viria a ser declarado ilegal por parte da Inspeção Geral de Finanças. Hugo Mendes, ex-secretário de Estado das Infraestruturas, era a “porta de entrada” da companhia aérea no Governo, através do ministério de Pedro Nuno Santos, e apesar de já ter saído do executivo, é ele que está no centro de praticamente todos os episódios polémicos que têm sido relatados pelas duas gestoras da TAP na comissão de inquérito que decorre por estes dias no Parlamento.


Os episódios vão desde o e-mail enviado à presidente executiva da TAP a pedir a mudança de voo do Presidente da República por uma questão de conveniência política (“um aliado que pode tornar-se o nosso pior pesadelo”), ao tecto de 500 mil euros para a indemnização que, afinal, segundo disse Christine Widener aos deputados, teria sido mesmo Hugo Mendes a estipular como o valor máximo aceitável pelo Governo, passando pelas mensagens de “reprimenda” que enviou à então presidente executiva da TAP a dar conta de que “TODAS” as comunicações feitas pela TAP para o Governo deviam ter o Ministério das Infraestruturas como único interlocutor, e não outro ministério que não aquele.


por Rita Dinis:

O despacho, as mensagens, a reprimenda e o email. Quem é Hugo Mendes, o braço direito de Pedro Nuno Santos no centro da polémica da TAP - Expresso


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di