Avançar para o conteúdo principal

Governo faz proposta, professores reagem: "A vinculação com três contratos já existe"



O governo propôs que os docentes fiquem vinculados às escolas ao fim de três contratos.

Trata-se de uma proposta ridícula porque essa Lei já existe por imposição de Bruxelas.

Não passa de atirar areia para os olhos dos portugueses a fingir que se quer chegar a um acordo.

O Governo ou não é sério ou é incompetente por não conhecer as Leis que já existem.

Trata-se de uma imposição de Bruxelas que o governo não tem cumprido porque criou regras tão restritivas que fazem com que um professor que não fique colocado no primeiro dia de cada um desses 3 anos perde o direito a ser vinculado ou um professor que comece o ano com horário incompleto, mesmo que por apenas uma hora, em qualquer um desses 3 anos, também fica impedido de se vincular.

Na prática a Lei, tal como foi regulamentada em Portugal, não impede a precariedade dos professores e quase nada mudou.

Trata-se de falsas promessas, tal como a progressão nas carreiras, que depende duma classificação mas mesmo que a classificação seja "Excelente" não vale de nada por causa de um mecanismo opaco a que chamam de quotas.

Já para não falar dos mais de 6 anos de serviço que nunca foram repostos mas cuja gravidade parece diminuir à luz de toda a degradação que aconteceu nos últimos anos onde os professores já não tem tempo de fazer o que deviam fazer: preparar aulas e corrigir testes e exercícios pois passam todo o tempo com burocracias e reuniões desnecessárias.

Um professor de qualidade trabalha mais de 60 horas por semana, tem licenciatura, mestrado e várias pós-graduações e só levam para casa pouco mais de mil euros!

Se estiverem deslocados dependem da ajuda da família para pagar alojamento e transporte.


Por CNN Portugal e Wilson Ferreira Antunes:

Governo faz proposta, professores reagem: "A vinculação com três contratos já existe" - CNN Portugal (iol.pt)






Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...