A vida está a ficar mais cara em Portugal, dada a alta inflação que se faz sentir. E na hora de comprar casa, a localização e o preço são dos fatores que mais pesam na decisão. A boa notícia é que há 209 municípios em Portugal onde é possível adquirir um novo lar por menos de 100 mil euros, em termos medianos. Mas onde se localizam estes concelhos? Descobre tudo neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
As diferentes tonalidades do mapa refletem onde é mais caro e mais barato comprar casa no nosso país. Os tons mais claros concentram-se, sobretudo, no interior de Portugal, mostrando os concelhos onde há casas à venda mais acessíveis. É em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, onde se observa os preços medianos das habitações mais baixos de todo o país, custando apenas 177 euros/m2 nos últimos 12 meses terminados no segundo trimestre de 2022, refere o boletim do INE publicado esta terça-feira, dia 25 de outubro. Ou seja, uma casa de 100 m2 neste município pode custar pouco mais de 17 mil euros.
Já os tons mais escuros espelham onde é mais caro adquirir um novo lar. É, sobretudo, no litoral do país que o verde escurece, com destaque para os municípios do Algarve e das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Sem surpresa, Lisboa (3.704 euros/m2), Cascais (3.276 euros/m2) e Loulé (2.873 euros/m2) são os municípios com as habitações mais caras de todas.
Mas quais os preços das casas nos restantes concelhos do país? Fica a conhecer quanto custa comprar casa em todos os municípios portugueses com dados disponíveis pelo gabinete nacional de estatística neste mapa preparado pelo idealista/news.
De notar que na análise aos preços das casas praticados nos municípios portugueses, o INE não tem dados disponíveis para 7 dos 308 concelhos que compõem o país: Mesão Frio, Penedono, Vila Nova de Paiva, Barrancos, Corvo, Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores.
Quanto custa comprar casa em cada concelho? — idealista/news
Comentários
Enviar um comentário