Avançar para o conteúdo principal

Drone militar abateu um homem sem ter recebido instruções


 O incidente aconteceu em 2020, no mês de março, durante um conflito armado entre as forças de segurança do governo líbio e uma milícia armada formada dentro do exército daquele país.


Um drone equipado com armas letais abateu um alvo humano sem ter sido dada qualquer instrução para isso. De acordo com um relatório das Nações Unidas, esta é a primeira vez que tal acontece.


O incidente aconteceu em 2020, no mês de março, durante um conflito armado entre as forças de segurança do governo líbio e uma milícia armada formada dentro do exército daquele país. O veículo em questão, um KARGU-2, era propriedade do governo líbio.


Este drone, que é fabricado na Turquia, foi especificamente desenhado para protagonizar ataques militares e operações anti-terroristas. O relatório indica que, no episódio que vitimou um miliciano, o ataque foi perpetrado já depois de este ter tentado retirar-se.


O New York Post escreve que, à altura, o KARGU-2 estava a funcionar no modo autónomo de "alta eficácia" que não exige um piloto humano nos comandos.


Zak Kellenborn, consultor de segurança nacional, afirma, em conversa com a Insider, que esta é, muito provavelmente, a primeira vez que um drone ataca um humano sem que tenha sido instruído para tal. Kellenborn receia, no entanto, que, no futuro, drones como este possam protagonizar situações semelhantes.


A Human Rights Watch já apelou ao fim dos popularmente denominados por "robots assassinos" e está agora em campanha pela proibição do desenvolvimento, produção e utilização de armas integralmente autónomas.


Atualmente existe um vazio legal que permite uma maior automatização do uso destes equipamentos mas várias personalidades têm apelado à criação de limites na utilização de sistemas de inteligência artificial e decisão automatizada como armas de guerra.


https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/drone-militar-abateu-um-homem-sem-ter-recebido-instrucoes


Comentário do Wilson:

James Cameron bem nos avisou em 1984 dos perigos da Skynet em seu "O Exterminador Implacável" ("The Terminator") protagonizado por Arnold Schwarzenegger.

Entretanto "1984" de George Orwell é já realidade, com grande precisão na China mas também nos EUA e noutros países.

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...