Avançar para o conteúdo principal

Como ultrapassar uma bicicleta?

Para ultrapassar uma bicicleta, os outros condutores devem "ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado". 

A ultrapassagem de velocípedes apenas poderá ocorrer na presença de linha longitudinal descontínua.

O facto de efetuar a ultrapassagem sem ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário é considerada como uma infração autónoma das demais, punida com coima e tipificada como grave com a respectiva perda de pontos na carta.



A Guarda Nacional Republicana fez uma publicação nas redes sociais onde ajuda os ciclistas portugueses que circulam nas estradas do país. Saiba o que fazer para seguir todas as leis.


Costuma andar de bicicleta pelas estradas deste país? Então a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez, esta sexta-feira, uma publicação nas redes sociais onde ajuda os ciclistas a conhecerem as regras de circulação nestes veículos e deixa conselhos sobre como o fazer em segurança. 


Fique então a par de que "os velocípedes podem circular paralelamente numa via, no máximo de dois velocípedes, desde que a visibilidade e a intensidade do trânsito o permitam e que não causem perigo ou embaraço ao trânsito". A circulação deve ser feita "pelo lado direito da vida de trânsito", deixando "das bermas ou passeios uma distância suficiente para evitar acidentes".


Nas zonas urbanas, alerta também a GNR, "há que ter uma atenção especial com portas que se abrem repentinamente e crianças que podem surgir entre dois veículos".


Todos os condutores, incluindo os de velocípedes, "devem, sempre que não haja obstáculo que o impeça, facultar a ultrapassagem", ao desviar-se "o mais possível para a direita e não aumentando a velocidade enquanto não for ultrapassado". 


Já para ultrapassar uma bicicleta, os outros condutores devem estar cientes da necessidade de "ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado". 


As autoridades, no sentido de evitar acidentes, dão ainda atenção ao facto de o condutor de um veículo motorizado dever "manter entre o entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 metros". E não se esqueça: "A ultrapassagem de velocípedes apenas poderá ocorrer na presença de linha longitudinal descontínua".


Se não respeitar as regras associadas à ultrapassagem, há coimas e infrações associadas. "O facto de efetuar a ultrapassagem sem ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário é considerada como uma infração autónoma das demais, punida com coima e tipificada como grave", esclarece a GNR.

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1728821/anda-de-bicicleta-estas-sao-as-regras-e-os-conselhos-que-tem-de-saber

Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...