Avançar para o conteúdo principal

Venezuela "ocupa" empresa e ordena venda supervisionada de outras três


O Governo venezuelano decretou hoje a "ocupação temporária" da empresa Coposa, fabricante de margarina e óleo, e ordenou a venda supervisionada dos produtos da Polar, a maior produtora privada de alimentos, dos fiambres Plumore e do Açougue de Turmero.
Venezuela "ocupa" empresa e ordena venda supervisionada de outras três

Adecisão do Executivo, que vai vigorar por 180 dias, foi anunciada pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, através da televisão estatal, e foi ordenada pelo Presidente, Nicolás Maduro.

"Estas empresas estavam-se a converter em marcadores referenciais [de preços] especulativos, que estão afetando o povo em geral", disse.

Segundo Delcy Rodríguez, a venda supervisionada tem como propósito preservar e respeitar os preços justos dos produtos e preservar os níveis de abastecimento no país.

Por outro lado, precisou que, no caso da Coposa, a "ocupação temporária" tem como propósito "garantir a produção".

O anúncio tem lugar depois de nas últimas três semanas os preços dos produtos aumentarem significativamente de preço, uma subida que a população associa à perda de valor do bolívar, a moeda venezuelana, perante o dólar norte-americano.

Há um mês o dólar cotava-se oficialmente em 70.000 bolívares soberanos e hoje em 171.072 bolívares soberanos.

Nas últimas semanas, vários dirigentes socialistas, entre eles o presidente da Assembleia Constituinte, tido como o segundo homem mais forte do chavismo depois de Nicolás Maduro, Diosdado Cabello, criticou várias vezes, através da televisão estatal, o proprietário de Empresas Polar, Lorenzo Mendoza.

Depois de insinuar que o Empresas Polar era um foco de contágio da covid-19, Diosdado Cabello advertiu, quarta-feira, os empresários do país que "não abusem do povo".

O Empresas Polar, o maior grupo privado do país, produz produtos básicos, de higiene e de grande consumo doméstico, entre eles, arroz, massa, açúcar, margarina, farinha de milho, óleo, atum em lata, vinagre, tomate ketchup, sumos, queijos fundidos, maioneses, aveia, chocolate em pó e marmeladas, bem como bebidas, como refrigerantes, vinhos, cervejas e à base de malte.

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1465176/venezuela-ocupa-empresa-e-ordena-venda-supervisionada-de-outras-tres

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...