Avançar para o conteúdo principal

Reino Unido: torres 5G incendiadas devido a teorias da conspiração sobre Covid-19


Uma das teorias que tem vindo a ganhar força e adeptos na Internet é de que a tecnologia 5G é responsável pelo surto do coronavírus e no Reino Unido há locais onde as torres estão a ser queimadas e os técnicos de redes ofendidos

Pelo menos três torres 5G foram queimadas na semana passada e as autoridades chamadas para tomar conta da ocorrência e apagar as chamas. Os incidentes parecem estar relacionados com a teoria da conspiração de que a nova tecnologia de comunicações é responsável pelo surto do novo coronavírus. Apesar de a BBC referir apenas estes três incidentes, fonte da Vodafone Reino Unido revela que registou ataques contra quatro das suas torres apenas em 24 horas.

Os ataques nem sempre têm sido direcionados às torres 5G, com uma das torres de LTE de Birmingham a também ter aparecido queimada. A EE, operadora que detem esta infraestrutura, explica que a torre “servia milhares de pessoas na área de Birmingham, ao fornecer ligações vitais 2G, 3G e 4G como sempre fez, há anos. Vamos trabalhar para recuperar a cobertura o mais rapidamente possível, mas os danos causados pelo fogo são significativos”.

Um dos argumentos usados pelos adeptos desta teoria da conspiração é de que o surto teve origem em Wuhan, cidade que começou recentemente a ter cobertura 5G, e explica-se que a expansão se deveu para outras cidades que também já têm 5G.

Apesar de a nova tecnologia de comunicações usar frequências de rádio mais altas do que o 4G ou o 3G, não há evidências científicas que a liguem à Covid-19 ou a qualquer outro efeito negativo sobre a saúde da população, lembra a Full Fact, uma organização especializada em verificação de factos.

Os receios da população no Reino Unido não se manifestam apenas contra as estruturas físicas, havendo relatos de que os técnicos e engenheiros de redes que fazem trabalhos de manutenção estão a ser agredidos verbalmente.

O diretor do sistema nacional de saúde do Reino Unido, Stephen Powis, afirmou estar “absolutamente enraivecido e enojado pelo facto de pessoas estarem a atacar a infraestrutura de comunicações”, lembrando que esta estrutura é vital para assegurar uma rápida resposta das forças da autoridade e dos profissionais de saúde.

No Facebook e noutras redes sociais multiplicam-se os fóruns que estão a disseminar estas falsas informações.

https://visao.sapo.pt/atualidade/2020-04-05-reino-unido-torres-5g-incendiadas-devido-a-teorias-da-conspiracao-sobre-covid-19/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di