Avançar para o conteúdo principal

Pontos de luz nos céus geram surpresa na zona da Grande Lisboa


Comboio com meia centena de pontos luminosos foi avistado por moradores em Lisboa e Margem Sul.

Eram perto de meia centena, numa fila indiana, os pequenos pontos de luz que causaram surpresa, e até algum alarme, a quem, entre as 21h00 e as 21h30 de quinta-feira, olhou para o céu na Grande Lisboa e Margem Sul.

Mas os aparentes objetos voadores não identificados (OVNI) não eram mais do que um comboio de satélites do projeto Starlink - um empreendimento do milionário Elon Musk que através de 12 mil satélites (já estão na termosfera 358), num investimento de 10 mil milhões de euros, visa levar internet de banda larga aos locais mais isolados do planeta.

Os aparelhos fazem órbitas à Terra a uma altitude de 550 quilómetros. Seguem o mesmo percurso, a (aparente do solo) curta distância uns dos outros. Têm uma luz branca contínua, que permite serem observados em noites de céu limpo, como se fossem estrelas em movimento.

Um site de seguimento de satélites refere que o comboio de satélites pode ser novamente visto na Grande Lisboa, com boa visibilidade, no dia 21 de abril, às 05h22, no sentido sul para nordeste. Mas pelo menos até segunda-feira será observado, com menor visibilidade, pelas 21h00 e pelas 05h00.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/pontos-de-luz-nos-ceus-geram-surpresa-na-zona-da-grande-lisboa

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di