Avançar para o conteúdo principal

Começa a ganhar forma a camisola à prova de câmaras térmicas

Investigadores chineses defendem que é possível replicar a forma como o pelo do urso polar lhe garante aquecimento num wearable. O equipamento pode ainda ser usado para esconder objetos do alcance de câmaras térmicas.

Uma equipa de investigadores chineses olhou para a forma como o pelo do urso polar é constituído para desenvolver uma camisola que mantenha o calor e que seja à prova de câmaras de infravermelhos. O pelo do urso permite manter uma camada de ar entre o exterior e a primeira camada de gordura, mantendo o animal quente, mesmo depois de ter nadado em águas gélidas.A forma como o pelo do urso é mantido permite que, qualquer objeto colocado nessa câmara de ar, passe despercebido aos olhos de câmaras térmicas ou de IR, explica o ArsTechnica.

Estes investigadores perceberam o conceito e usaram seda purificada e dissolvida em líquido para o replicar. A solução foi colocada num anel e arrefecida para assumir uma estrutura porosa. Nesta fase, o equipamento conseguido ainda é cerca de mil vezes mais fraco do que as fibras de roupas “normais”. No entanto, a característica invulgar é que este material pode ser usado para criar, por exemplo, um escudo contra as câmaras IR. Nos testes, os investigadores conseguiram ocultar quase completamente um coelho.

Os cientistas não divulgaram as conclusões sobre a capacidade de isolamento térmico do material quando está molhado, pelo que se prevê que os resultados não tenham sido positivos.

Por fim, os investigadores explicam ainda que foi possível ligar esta camada de tecido à corrente e conseguir manter o calor. Esta equipa diz que metade das necessidades energéticas de uma casa é usada para manter uma temperatura que o corpo considere agradável. Assim, encontrar um material que nos aqueça ou que possa ser aquecido, pode conduzir a poupanças energéticas significativas.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-04-05-Comeca-a-ganhar-forma-a-camisola-a-prova-de-camaras-termicas

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di