Avançar para o conteúdo principal

O seu cão pode mentir-lhe se assim entender… diz novo estudo

Um novo estudo publicado no periódico Animal Cognition apurou que até o mais doce amigo canino de quatro patas é capaz de nos mentir descaradamente.

Um grupo de investigadores suíços pretendia entender se os cães tinham a habilidade de enganar os donos de forma a conseguirem aquilo que queriam. Primeiro treinaram os animais (27 cães, de raças diferentes entre as idades de 1,5 e de 14 anos) de modo a que fossem capazes de distinguir duas mulheres que os iriam alimentar – uma das mulheres foi considerada ‘cooperante’ e oferecia regularmente guloseimas aos bichos, já a outra foi denominada de ‘competitiva’, e mostrava as guloseimas aos animais apenas para depois as guardar. A experiência revelou que naturalmente os cães preferiam a pessoa cooperativa.

De seguida, os cães foram ensinados a conduzir as duas mulheres à comida. Os bichos observaram enquanto salsichas (o seu alimento preferido) e biscoitos de cão foram colocados em duas caixas idênticas, que foram depois posicionadas no chão, juntamente com uma terceira caixa vazia. Durante os testes foi pedido aos animais que “mostrassem onde estava a comida”, e os cães conduziram o seu parceiro humano a uma das caixas. Foram testados duas vezes com a parceira ‘cooperante’ e com a parceira ‘competitiva’. Enquanto que a parceira ‘cooperante’ presenteava os cães com o que quer que fosse que estivesse na caixa, a parceira ‘competitiva’ ficava sempre com os achados.

“Realizámos os testes durante dois dias, e chegámos sempre à mesma conclusão. Os cães estavam mais predispostos a conduzirem a parceira ‘cooperante’ à caixa que continha a sua comida favorita, e esta tendência era ainda mais aparente durante o segundo dia”, escreveu um dos líderes do estudo.

Noutras palavras, mais de metade dos cães apercebeu-se que conduzir a pessoa ‘competitiva’ à caixa na qual estavam as salsichas não os iria de todo beneficiar, e como tal mentiram quando lhes foi pedido que mostrassem onde estava a comida a essa mulher.

De facto, dois cães em especifico, Arwen e Nelson, mostraram tal esperteza que conduziram sempre a pessoa ‘cooperante’ e nunca a ‘competitiva’ às salsichas. Baxter, Cicca, Barni e Caju também nunca levaram a parceira ‘competitiva’ até às salsichas, porém revelaram-se menos consistentes relativamente à parceira ‘cooperante’.

Segundo os investigadores estes resultados demonstram que os cães são capazes de ajustar o seu comportamento conforme as pessoas e as circunstâncias que os rodeiam e de utilizarem técnicas de manipulação e de deceção - “eles são capazes de entenderem como as suas ações afetam o comportamento dos humanos”, pode ler-se naquele artigo científico.

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/988724/o-seu-cao-pode-mentir-lhe-se-assim-entender-diz-novo-estudo

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...