Avançar para o conteúdo principal

O seu cão pode mentir-lhe se assim entender… diz novo estudo

Um novo estudo publicado no periódico Animal Cognition apurou que até o mais doce amigo canino de quatro patas é capaz de nos mentir descaradamente.

Um grupo de investigadores suíços pretendia entender se os cães tinham a habilidade de enganar os donos de forma a conseguirem aquilo que queriam. Primeiro treinaram os animais (27 cães, de raças diferentes entre as idades de 1,5 e de 14 anos) de modo a que fossem capazes de distinguir duas mulheres que os iriam alimentar – uma das mulheres foi considerada ‘cooperante’ e oferecia regularmente guloseimas aos bichos, já a outra foi denominada de ‘competitiva’, e mostrava as guloseimas aos animais apenas para depois as guardar. A experiência revelou que naturalmente os cães preferiam a pessoa cooperativa.

De seguida, os cães foram ensinados a conduzir as duas mulheres à comida. Os bichos observaram enquanto salsichas (o seu alimento preferido) e biscoitos de cão foram colocados em duas caixas idênticas, que foram depois posicionadas no chão, juntamente com uma terceira caixa vazia. Durante os testes foi pedido aos animais que “mostrassem onde estava a comida”, e os cães conduziram o seu parceiro humano a uma das caixas. Foram testados duas vezes com a parceira ‘cooperante’ e com a parceira ‘competitiva’. Enquanto que a parceira ‘cooperante’ presenteava os cães com o que quer que fosse que estivesse na caixa, a parceira ‘competitiva’ ficava sempre com os achados.

“Realizámos os testes durante dois dias, e chegámos sempre à mesma conclusão. Os cães estavam mais predispostos a conduzirem a parceira ‘cooperante’ à caixa que continha a sua comida favorita, e esta tendência era ainda mais aparente durante o segundo dia”, escreveu um dos líderes do estudo.

Noutras palavras, mais de metade dos cães apercebeu-se que conduzir a pessoa ‘competitiva’ à caixa na qual estavam as salsichas não os iria de todo beneficiar, e como tal mentiram quando lhes foi pedido que mostrassem onde estava a comida a essa mulher.

De facto, dois cães em especifico, Arwen e Nelson, mostraram tal esperteza que conduziram sempre a pessoa ‘cooperante’ e nunca a ‘competitiva’ às salsichas. Baxter, Cicca, Barni e Caju também nunca levaram a parceira ‘competitiva’ até às salsichas, porém revelaram-se menos consistentes relativamente à parceira ‘cooperante’.

Segundo os investigadores estes resultados demonstram que os cães são capazes de ajustar o seu comportamento conforme as pessoas e as circunstâncias que os rodeiam e de utilizarem técnicas de manipulação e de deceção - “eles são capazes de entenderem como as suas ações afetam o comportamento dos humanos”, pode ler-se naquele artigo científico.

https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/988724/o-seu-cao-pode-mentir-lhe-se-assim-entender-diz-novo-estudo

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias