Avançar para o conteúdo principal

Alan Turing inspira nova tecnologia para tornar a água do mar potável

Investigadores na China desenvolveram um filtro que remove o sal da água do mar num processo que é três vezes mais rápido que os métodos atuais. A tecnologia segue um conceito proposto pelo único trabalho na área da Química publicado pelo matemático Alan Turing.

Alan Turing relembra o trabalho que o matemático fez durante a IIª Guerra Mundial e, também, a forma como os homossexuais eram tratados nos anos 50 em Inglaterra. Turing foi condenado a castração química por "actos de indecência" e terá cometido suicídio em 1954.

É um dos matemáticos mais conhecidos pelo trabalho que está na base daquilo que é hoje a computação e a Inteligência Artificial; e reconhecido pelo trabalho que fez durante a IIª Guerra Mundial na quebra da cifra que estava na base da máquina alemã, Enigma. No entanto, a Alan Turing só se conhece um trabalho publicado na área da Química. É o conceito que está na base desse trabalho que é agora usado por investigadores na China que desenvolveram uma membrana que consegue filtrar água salgada de uma forma que é três vezes mais rápida que os sistemas atuais.

O filtro agora desenvolvido na universidade de Zhejiang, na China, tem uma nanoestrutura tubular criada a partir de um material semelhante ao nylon. A equipa liderada por Lin Zhang juntou alguns elementos químicos para conseguir produzir essa membrana que tem uma área grande de filtragem (superior à dos filtros convencionais utilizados na dessalinização da água do mar) e uma capacidade superior de eliminação de sal e de outros poluentes. Os investigadores dizem que um metro quadrado deste filtro consegue filtrar 125 litros de água por hora. Um valor que equivale a três vezes o utilizado em métodos convencionais – como ferver a água ou filtrá-la utilizando maquinaria. No entanto, o sistema é indicado para a filtragem de águas salobras ou industriais. Especialistas citados na Nature referem que a membrana agora apresentada pode servir para filtrar a água do mar antes de ela entrar nas centrais de dessalinização e, assim, acelerar esse processo.

A nanoestrutura tubular criada para esta membrana segue o modelo matemático proposto por Turing em 1952 (dois anos antes da sua morte) que postula a interação entre células de um embrião para que formem estruturas – como órgãos, por exemplo. O modelo matemático previa um processo no qual duas substâncias estão permanentemente a reagir entre elas. Algo que foi colocado em prática pelos investigadores chineses na forma como aglomeraram vários agentes químicos.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-05-04-Projeto-de-Alan-Turing-inspira-nova-tecnologia-para-tornar-a-agua-do-mar-potavel

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di