Avançar para o conteúdo principal

China vai criar chuva artificial suficiente para cobrir três Espanhas

A China está a criar o primeiro projeto de chuva artificial em grande escala do mundo, com o intuito de provocar a queda de precipitação suficiente para atingir um território equivalente a três vezes o tamanho de Espanha.

Este projecto está a ser implementado nas montanhas do Tibete, onde se situa uma das reservas de água mais importantes da Ásia, que alimenta os principais rios da China, da Índia e de outros países asiáticos.

O plano da empresa estatal Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China passa por construir câmaras de combustão, com o intuito de levar chuva a 1,6 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, um território semelhante a três Espanhas, anuncia o South China Morning Post.

A tecnologia já está em fase de testes e quando concluído o projecto, será o maior sistema do mundo para provocar chuva artificial.

Nos Emirados Árabes Unidos, estão a planear construir uma montanha para provocar a queda de chuva, e equacionam ainda rebocar icebergue da Antárctida para resolver o problema da falta de água.

A própria China também tem outro projecto para “fazer chuva” numa região 10 vezes maior que Portugal, e que passa pela “inseminação” de nuvens com produtos catalisadores, para induzir a chuva sobre as províncias de Gansu, Shaanxi, Qinghai, Ningxia, Sinkiang e Mongólia Interior.

Actualmente, aviões chineses já lançam regularmente compostos químicos para as nuvens para “semear” chuva. O método é também usado como forma de filtrar o ar, devido aos elevados índices de poluição atmosférica.

Mas o projecto que está a ser desenvolvido nas montanhas do Tibete atinge proporções de grande escala. Já foram instaladas cerca de 500 câmaras de combustão, mas o objectivo é chegar às dezenas de milhares.

Essas câmaras queimam combustíveis sólidos, gerando iodeto de prata, um composto químico fundamental para a criação das partículas que formam a chuva. O vento das monções do Sul da Ásia deslocará então essas partículas para o céu, formando as nuvens e provocando chuva e neve.

Provavelmente muito mais eficaz que a famosa dança da chuva dos índios americanos.

https://zap.aeiou.pt/china-chuva-artificial-198788

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di