Avançar para o conteúdo principal

O que acontece quando um icebergue maior do que o Algarve se solta da Antárctida?

Em pleno inverno! enquanto que nós estamos no verão a Antárctida está em pleno inverno.

Um dos maiores icebergues de que há registo separou-se da Antárctida. A confirmação foi dada esta quarta-feira.

Um gigante à deriva
Se olharmos para o globo terrestre, na base encontramos a Antárctida. O continente gelado, com uma área superior à da Europa, tem uma forma arredondada e uma península que se estende em direcção à América do Sul. Esta é uma zona formada por uma longa plataforma de gelo – a plataforma Larsen. Um icebergue com uma área superior à do Algarve soltou-se esta semana dessa plataforma. A sua separação significa a redução em 12% da área da região a que estava associado.
O acontecimento não foi uma novidade para os cientistas. Uma fissura de mais de 200 quilómetros estava a ser acompanhada por uma equipa desde o início do ano, através dos satélites da Agência Espacial Europeia.

Esta quarta-feira, os cientistas confirmaram a separação do icebergue, com recurso a imagens da NASA.

“É difícil de prever" as consequências da quebra do icebergue, disse, citado pela Reuters, Adrian Luckman, professor na Universidade de Swansea, no Reino Unido, e investigador do Projecto MIDAS, que monitoriza as alterações na região.

O investigador acrescentou que o icebergue “se pode manter unido, mas é mais provável que se desfaça em vários fragmentos”. O gelo pode depois dirigir-se para norte, em direcção a águas mais quentes.

A flutuação livre deste icebergue aumenta os riscos de navegação para as embarcações. Embora a zona do globo onde esta plataforma se encontra esteja fora das rotas comerciais, esta é uma região onde circulam os navios de cruzeiro de visita à América do Sul.

Uma vez que a massa de gelo já se encontrava a flutuar no oceano, não houve um impacto imediato no nível das águas do mar. No entanto, se a plataforma-mãe continuar a colapsar, o nível das águas do mar irá subir certamente, comenta David Vaughan, director do British Antarctic Survey, um gabinete de estudos britânico.

Isso foi o que aconteceu em 1995 e em 2002, quando outras duas plataformas de gelo nesta mesma península colapsaram.

Quanto ao futuro, Adrian Luckman diz que a comunidade está dividida: “a plataforma de gelo tanto pode voltar a crescer como sofrer outras quebras”. Os modelos científicos falam numa menor estabilidade, “mas qualquer colapso futuro demorará anos ou décadas a acontecer”, acrescenta o investigador.

http://rr.sapo.pt/noticia/88594/o_que_acontece_quando_um_icebergue_maior_do_que_o_algarve_se_solta_da_antarctida

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

Binance Coin (BNB) lidera a revolução da biotech descentralizada

Binance Coin  irrompe na cena da  pesquisa biotech open source  graças a uma importante doação direta de Changpeng Zhao, fundador da Binance, a favor das iniciativas lideradas por Vitalik Buterin, criador do Ethereum.  Em 1 de junho foi anunciado o transferência de  10 milhões de dólares em BNB , um esforço voltado a redesenhar o modelo da pesquisa científica através dos princípios da  blockchain  e da descentralização. 🙏 Comovido por este post👇. Apenas fazendo minha pequena parte. A melhor maneira de atrair talentos motivados por missão é ter convicção em si mesmo. Pessoas com a mesma mentalidade naturalmente se unem. Além dos investimentos da YZiLabs, eu pessoalmente doei $10m (em BNB) para Vitalik há alguns meses para…  https://t.co/vGNdneoci7 — CZ 🔶 BNB (@cz_binance)  1 de julho de 2025 CZ doa $10 milhões em BNB a Vitalik Buterin para a pesquisa de biotecnologia open source A  doação pessoal  de Changpeng Zhao (CZ), conhecido...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook