Avançar para o conteúdo principal

Cientistas revelam computador super-rápido de ADN que “cresce à medida que computa”

Cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, mostraram que é possível construir uma nova forma super-rápida de computador, que “cresce à medida que computa”.

O especialista Ross King e a sua equipa provaram a viabilidade de engenharia do que é chamado de “máquina de Turing não-determinística”, MTND. As propriedades teóricas da máquina, incluindo o seu aumento exponencial de velocidade em relação a computadores eletrónicos e quânticos, são bem compreendidas.

A chave: ADN

A equipa de Manchester quis demonstrar que é realmente possível criar fisicamente uma MTND, usando moléculas de ADN.

A maior conquista de Alan Turing foi inventar o conceito de uma máquina universal, ou seja, que pode ser programada para computar qualquer coisa. Os computadores eletrónicos são uma forma de Máquina de Turing (MT), mas nunca tinha sido construída nenhuma MT quântica.

A computação por ADN é a realização de computações usando moléculas biológicas em vez de chips de silício tradicionais. Na computação de ADN, a informação é representada com o alfabeto genético de quatro caracteres – A [adenina], G [guanina], C [citosina] e T [timina] – em vez do alfabeto binário, que é uma série de 1 e 0 usados por computadores tradicionais.

Para entender o que a MTND de ADN significa, o professor da Escola de Ciência da Computação da Universidade de Manchester propõe uma comparação.

“Imaginemos que um computador está a tentar sair de um labirinto e chega a um ponto de escolha, uma bifurcação. Os computadores eletrónicos precisam de escolher qual o caminho a seguir. Já o nosso novo computador não tem de escolher porque pode replicar-se e seguir os dois caminhos ao mesmo tempo, encontrando assim a resposta mais rápida”, explica King.

Esta propriedade “mágica” é possível porque os processadores do computador são feitos de ADN, em vez de chips de silício.

Enquanto que todos os computadores eletrónicos têm um número fixo de chips, a MTND pode crescer conforme faz cálculos, tornando-a mais rápida do que qualquer outra forma de computador, e permitindo a solução de vários problemas computacionais considerados impossíveis.

“Os computadores quânticos são outra forma de computador interessante, e também podem seguir dois caminhos num labirinto, mas apenas se o labirinto tiver certas simetrias, o que limita muito o seu uso”, complementa King.

Outra vantagem da MTND é que, como as moléculas de ADN são muito pequenas, um computador de mesa deste tipo pode potencialmente utilizar mais processadores do que todos os computadores eletrónicos do mundo.

Assim, esta máquina pode, sem dúvida, superar o supercomputador mais rápido do mundo, enquanto consome apenas uma pequena fração da sua energia.

https://zap.aeiou.pt/cientistas-revelam-computador-super-rapido-adn-cresce-medida-computa-151837

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...