Avançar para o conteúdo principal

12 ideias para poupar com pouco esforço

Quer poupar e não sabe como? Há várias maneiras de o fazer, umas diárias, outras mais esporádicas, mas todas eficazes e quase sem se notar.

Saiba como poupar de forma simple e sem dar por isso.

Defina um ou dois dias por mês em que não gaste dinheiro

Será que consegue escolher um ou mais dias no seu mês em que não gastará nem um cêntimo? Se o fizer, vai ver que consegue poupar sem grande esforço. Se tem por hábito comer o pequeno-almoço fora, faça-o em casa, leve o almoço de casa e, se é consumidor de café, que tal levar uma cápsula de casa e utilizá-la na máquina que tem no seu emprego? Leve também o seu lanche e a sua água.

Esteja um mês sem comer fora

Ir a restaurantes sabe bem, mas não ajuda a sua carteira. Experimente o desafio de estar um mês sem ir almoçar ou jantar fora. Se é pessoa que gosta de conviver e estar com os amigos, marque jantares em sua casa e cada um leva uma coisa. Vai ver que se diverte à mesma e poupa dinheiro.

Diminua a frequência da ida ao cabeleireiro e à manicure

Vai uma vez por mês cortar o cabelo ou arranjar as unhas? Experimente evitar também durante um mês fazer isso. Ou se o faz de 15 em 15 dias, passe a fazer apenas uma vez por mês. A carteira agradece.

Poupar durante os 30 dias do mês

Parece complicado, mas vai ver que é mais fácil do que parece. O desafio dos 30 dias passa por todos os dias colocar dinheiro no seu mealheiro, a começar por um euro e aumentando sempre mais um euro. Com este desafio vai conseguir poupar 465 euros no final do mês.

Desafio das 52 semanas

Há também o desafio das 52 semanas. O objectivo é o mesmo e o procedimento também. O que muda é a duração da poupança. No fundo, é colocar sempre um euro a mais todas as semanas do ano, o que vai representar uma poupança de 1378 euros ao fim de 365 dias.

Tome o pequeno-almoço em casa

Tem por hábito tomar o pequeno-almoço no café do seu bairro? Se pensar no valor que gasta diariamente no seu croissant e na meia de leite e multiplicá-lo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do mês, vai ver que está a gastar uma quantia que poderia servir para pagar a conta da água ou da eletricidade.

Leve almoço para o trabalho

Quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche. Não deite fora a comida do jantar. O que sobrar pode levar para o almoço. Leve também fruta, iogurte, bolachas ou snacks para o lanche. Vai poupar muitos euros ao final do mês, mesmo que não o faça diariamente.

Aproveite os cupões e talões de desconto

Não imagina o que poupa por mês, se aproveitar os cupões e talões de desconto cada vez que for às compras. Mas, atenção, não caia em tentação. Compre apenas os produtos de que precisa.

Leve lista para as compras

Se não quer comprar mais do que realmente precisa, quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais leve uma lista detalhada das coisas que faltam e limite-se a comprar apenas o que está escrito.

Pague a dinheiro

Outra forma de comprar apenas o que precisa é pagar a dinheiro e não com cartão bancário. É que assim fica limitado à quantia que leva na carteira e será mais comedido nas suas compras.

Antes de comprar, veja se é possível arranjar

Nunca substitua um eletrodoméstico antes de perceber se tem arranjo. Às vezes é um problema de fácil resolução e cujo conserto é acessível. O mesmo se adequa a uma roupa, por exemplo.

Ponha de parte dinheiro extra que receba

Se recebeu um dinheiro que não contava, não o gaste: ponha de lado e o mesmo deve fazer com o subsídio de férias e de Natal. Mande-os direto para poupança e assim deixa de ter um pretexto para gastar.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/12-ideias-para-poupar-com-pouco-esforco

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...