Avançar para o conteúdo principal

12 ideias para poupar com pouco esforço

Quer poupar e não sabe como? Há várias maneiras de o fazer, umas diárias, outras mais esporádicas, mas todas eficazes e quase sem se notar.

Saiba como poupar de forma simple e sem dar por isso.

Defina um ou dois dias por mês em que não gaste dinheiro

Será que consegue escolher um ou mais dias no seu mês em que não gastará nem um cêntimo? Se o fizer, vai ver que consegue poupar sem grande esforço. Se tem por hábito comer o pequeno-almoço fora, faça-o em casa, leve o almoço de casa e, se é consumidor de café, que tal levar uma cápsula de casa e utilizá-la na máquina que tem no seu emprego? Leve também o seu lanche e a sua água.

Esteja um mês sem comer fora

Ir a restaurantes sabe bem, mas não ajuda a sua carteira. Experimente o desafio de estar um mês sem ir almoçar ou jantar fora. Se é pessoa que gosta de conviver e estar com os amigos, marque jantares em sua casa e cada um leva uma coisa. Vai ver que se diverte à mesma e poupa dinheiro.

Diminua a frequência da ida ao cabeleireiro e à manicure

Vai uma vez por mês cortar o cabelo ou arranjar as unhas? Experimente evitar também durante um mês fazer isso. Ou se o faz de 15 em 15 dias, passe a fazer apenas uma vez por mês. A carteira agradece.

Poupar durante os 30 dias do mês

Parece complicado, mas vai ver que é mais fácil do que parece. O desafio dos 30 dias passa por todos os dias colocar dinheiro no seu mealheiro, a começar por um euro e aumentando sempre mais um euro. Com este desafio vai conseguir poupar 465 euros no final do mês.

Desafio das 52 semanas

Há também o desafio das 52 semanas. O objectivo é o mesmo e o procedimento também. O que muda é a duração da poupança. No fundo, é colocar sempre um euro a mais todas as semanas do ano, o que vai representar uma poupança de 1378 euros ao fim de 365 dias.

Tome o pequeno-almoço em casa

Tem por hábito tomar o pequeno-almoço no café do seu bairro? Se pensar no valor que gasta diariamente no seu croissant e na meia de leite e multiplicá-lo pelos cinco dias da semana e depois pelas quatro semanas do mês, vai ver que está a gastar uma quantia que poderia servir para pagar a conta da água ou da eletricidade.

Leve almoço para o trabalho

Quem diz pequeno-almoço, diz almoço e lanche. Não deite fora a comida do jantar. O que sobrar pode levar para o almoço. Leve também fruta, iogurte, bolachas ou snacks para o lanche. Vai poupar muitos euros ao final do mês, mesmo que não o faça diariamente.

Aproveite os cupões e talões de desconto

Não imagina o que poupa por mês, se aproveitar os cupões e talões de desconto cada vez que for às compras. Mas, atenção, não caia em tentação. Compre apenas os produtos de que precisa.

Leve lista para as compras

Se não quer comprar mais do que realmente precisa, quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais leve uma lista detalhada das coisas que faltam e limite-se a comprar apenas o que está escrito.

Pague a dinheiro

Outra forma de comprar apenas o que precisa é pagar a dinheiro e não com cartão bancário. É que assim fica limitado à quantia que leva na carteira e será mais comedido nas suas compras.

Antes de comprar, veja se é possível arranjar

Nunca substitua um eletrodoméstico antes de perceber se tem arranjo. Às vezes é um problema de fácil resolução e cujo conserto é acessível. O mesmo se adequa a uma roupa, por exemplo.

Ponha de parte dinheiro extra que receba

Se recebeu um dinheiro que não contava, não o gaste: ponha de lado e o mesmo deve fazer com o subsídio de férias e de Natal. Mande-os direto para poupança e assim deixa de ter um pretexto para gastar.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/12-ideias-para-poupar-com-pouco-esforco

Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...