Avançar para o conteúdo principal

O Dubai vai construir o revolucionário Hyperloop

Durante um evento realizado no Dubai, a Hyperloop One anunciou que a cidade será a primeira a receber o sistema de transporte de alta velocidade voltado para passageiros e carga.

O projeto de construção do primeiro Hyperloop será realizado pela Hyperloop One, uma das empresas que está na corrida pelo revolucionário 5º meio de transporte inventado por Elon Musk, em parceria com a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai, RTA.

No anúncio do empreendimento, a empresa prometeu que o Hyperloop oferecerá viagens do Dubai para Abu Dhabi com duração de apenas 12 minutos, enquanto o trajeto até Riad irá demorar 48 minutos e para Doha 23 minutos.

O tempo foi estimado levando em consideração uma velocidade de cerca de 800 quilómetros por hora.

Agora, o próximo passo após o acordo firmado com a RTA na cidade dos Emirados Árabes é estudar a viabilidade da construção de uma linha a ligar as restantes cidades da região.

Apesar da apresentação, ainda é cedo para saber mais detalhes sobre o projeto do Dubai, principalmente porque a tecnologia do revolucionário Hyperloop está ainda em fase de testes, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

Durante o primeiro teste público do Hyperloop, realizado em maio, o protótipo fez dos 0 aos 187 quilómetros por hora em 1 segundo, o que já foi considerado um sucesso.

Em 2013, o visionário Elon Musk apresentou o design alpha do Hyperloop, um sistema terrestre de cápsulas de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares, super rápido e seguro, que nos pode levar do Porto a Faro em 30 minutos.

O Hyperloop não é um carro nem um comboio, é uma espécie de foguete que levita num trilho magnético, e é considerado o 5º meio de transporte que o Homem concebe, depois do rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo.

A ideia é criar um sistema de transporte super veloz que funciona por meio de um tubo de baixa pressão, onde as “cápsulas” de transporte flutuam sobre ar pressurizado e poderiam atingir, de acordo com o projeto inicial, velocidades espantosas de até 1.200 km/h, .

Estudos posteriores acabaram por reduzir o potencial máximo de velocidade do sistema, devido a medidas de segurança e outros fatores.

Além do Dubai, outro país que demonstrou interesse em investir no meio de transporte inventado por Elon Musk foi a Rússia.

Em maio, o ministro de transportes do país, Maxim Sokolov, disse que “a Rússia está tecnologicamente pronta para lançar projetos em larga escala utilizando o Hyperloop”.


Em: http://zap.aeiou.pt/dubai-vai-construir-revolucionario-hyperloop-137518

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...