Avançar para o conteúdo principal

Mini-Tornado que atingiu Gouveia afinal foi um Anti-Tornado chamado downburst

Mini-tornado que atingiu Gouveia afinal foi um “downburst”

Os ventos fortes que atingiram a aldeia de São Paio, em Gouveia, no distrito da Guarda, foram noticiados como um mini-tornado, mas os meteorologistas explicam que o fenómeno que fez vários estragos foi antes um “downburst”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que o fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um “downburst”, situação de ventos de grande intensidade junto ao solo.

“De acordo com a avaliação preliminar que foi possível efectuar com base em testemunhos e observação com radar, o fenómeno ocorrido é compatível com ‘downburst'”, refere o IPMA em comunicado.

Segundo o instituto, este fenómeno tem “origem em níveis relativamente acima da superfície, em que se observa a organização de correntes de ar descendentes, frequentemente intensificadas por processos de arrefecimento evaporativo, e que, ao alcançar a superfície, se propagam horizontalmente”.

“Estes escoamentos podem ser bastantes fortes, como no presente caso, afectando frequentemente áreas muito limitadas“, acrescenta.

“10 segundos de pavor”

O episódio de vento forte registado na segunda-feira, pouco depois das 18:00, em São Paio provocou danos em nove habitações, disse o presidente da autarquia.

Este fenómeno verificou-se apenas numa zona da aldeia e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro, segundo refere à Lusa a presidente da Junta de Freguesia, Glória Lourenço.

“Foram 10 segundos de pavor“, diz esta autarca, notando que alguns habitantes da aldeia “dizem que parecia um avião a despenhar-se e outros que parecia um camião a rebolar na estrada”.

Glória Lourenço refere que os ventos fortes derrubaram “totalmente o muro de protecção” do campo de futebol, que retiraram telhas e arrancaram chaminés de várias casas e que cortaram “as árvores como se fosse uma moto-serra“.

Algumas árvores de grande porte acabaram derrubadas e “caíram sobre os fios da electricidade e provocaram o corte de energia eléctrica”, acrescenta a presidente da Junta.

http://zap.aeiou.pt/mini-tornado-que-atingiu-gouveia-afinal-foi-um-downburst-144111

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook