Avançar para o conteúdo principal

Mini-Tornado que atingiu Gouveia afinal foi um Anti-Tornado chamado downburst

Mini-tornado que atingiu Gouveia afinal foi um “downburst”

Os ventos fortes que atingiram a aldeia de São Paio, em Gouveia, no distrito da Guarda, foram noticiados como um mini-tornado, mas os meteorologistas explicam que o fenómeno que fez vários estragos foi antes um “downburst”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que o fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um “downburst”, situação de ventos de grande intensidade junto ao solo.

“De acordo com a avaliação preliminar que foi possível efectuar com base em testemunhos e observação com radar, o fenómeno ocorrido é compatível com ‘downburst'”, refere o IPMA em comunicado.

Segundo o instituto, este fenómeno tem “origem em níveis relativamente acima da superfície, em que se observa a organização de correntes de ar descendentes, frequentemente intensificadas por processos de arrefecimento evaporativo, e que, ao alcançar a superfície, se propagam horizontalmente”.

“Estes escoamentos podem ser bastantes fortes, como no presente caso, afectando frequentemente áreas muito limitadas“, acrescenta.

“10 segundos de pavor”

O episódio de vento forte registado na segunda-feira, pouco depois das 18:00, em São Paio provocou danos em nove habitações, disse o presidente da autarquia.

Este fenómeno verificou-se apenas numa zona da aldeia e causou danos materiais numa extensão de cerca de um quilómetro, segundo refere à Lusa a presidente da Junta de Freguesia, Glória Lourenço.

“Foram 10 segundos de pavor“, diz esta autarca, notando que alguns habitantes da aldeia “dizem que parecia um avião a despenhar-se e outros que parecia um camião a rebolar na estrada”.

Glória Lourenço refere que os ventos fortes derrubaram “totalmente o muro de protecção” do campo de futebol, que retiraram telhas e arrancaram chaminés de várias casas e que cortaram “as árvores como se fosse uma moto-serra“.

Algumas árvores de grande porte acabaram derrubadas e “caíram sobre os fios da electricidade e provocaram o corte de energia eléctrica”, acrescenta a presidente da Junta.

http://zap.aeiou.pt/mini-tornado-que-atingiu-gouveia-afinal-foi-um-downburst-144111

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...