Avançar para o conteúdo principal

Como ter sucesso em dez passos

Se quer atingir a felicidade e concretizar as suas aspirações e sonhos, o livro "Plano A, Como Alcançar a Felicidade e o Sucesso com a Ajuda da Ciência", de Marco Meireles, pode dar-lhe uma ajuda. O speaker na área da felicidade partilha 10 estratégias que diz serem infalíveis para alcançar o sucesso. Saiba quais são.

1. Seja seletivo e escolha muito bem os amigos

Sabia que temos 50% de probabilidade de adquirir os hábitos dos nossos amigos? Rodearmo-nos de pessoas ambiciosas, positivas e sonhadoras aumenta a motivação e a satisfação com a vida e a probabilidade de atingirmos os objetivos. Se tivermos amigos determinados e com uma grande autodisciplina, aumentamos o nosso autocontrolo. Tenha isso em atenção e escolha bem com quem anda.

2. Quebre hábitos do quotidiano

É difícil sair da nossa zona de conforto e quebrar hábitos, mas a rotina é a maior inimiga da mudança. Por isso, temos que ganhar coragem para sair da monotonia, não ter medo do incerto e ver a vida com outra perspetiva. Este é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

3. Pratique 20 minutos de exercício

O exercício físico é fundamental para se sentir bem e com energia. Bastam 20 minutos entre quatro a seis dias por semana para fazer toda a diferença. É que o exercício físico estimula a produção de endorfina que garante a sensação de prazer e relaxamento e tem grande impacto na memória, humor e cognição.

4. Escreva um diário de respostas

Há três perguntas às quais deve sempre tentar responder diariamente. “O que é que aprendi e decidi hoje?”, “O que foi positivo hoje?”, “O que estou entusiasmado para fazer amanhã?”. Em conjunto, vão ajudá-lo a ser mais confiante, a libertá-lo da ansiedade e culpa, a focar-se nas soluções, a corrigir o que correu mal e a conseguir que a sua vida fique sob controlo.
Tente escrever as respostas num diário. É que, diz o livro, que isso desenvolve a inteligência geral e a inteligência emocional, facilita a concretização de objetivos, alavanca a memória e a compreensão, consolida a autodisciplina, melhora a organização das ideias, aumenta a criatividade e a autoconfiança.

5. Esqueça as noitadas

Se gosta de sair à noite, vai ter que deixar de o fazer pelo menos com tanta frequência. Dormir mantém o cérebro limpo e saudável. “O bem-estar, o sucesso e a felicidade dependem em larga escala das horas que dorme e da profundidade do seu sono”, revela o guia. Se não dormirmos bem, a mente fica nublada, o humor alterado e temos mais propensão para os esquecimentos.

6. Programe 75% do seu tempo

Para alcançarmos os nossos sonhos, é determinante definir objetivos. Se o fizer diariamente, tanto melhor. Planeie 75% do seu dia, deixando os restantes 25% para imponderáveis e imprevistos. “No fim do dia, programe o dia seguinte, tendo em conta o que pretende realizar durante a semana. Desta forma, sabe que o que fizer estará alinhado com os seus objetivos maiores e o seu propósito, afirma o autor.

7. Medite uma vez por dia

Marco Meireles propõe um treino de atenção plena de 10 minutos por dia. Vários estudos sugerem que a meditação está positivamente associada à clareza emocional, atenção aos sentimentos dos outros e menor distração. Contribui para o sucesso, desenvolvendo a criatividade, tem uma forte influência na capacidade física e intelectual e na forma como somos vistos e como as pessoas nos avaliam.

8. Escolha um hobbie

Ter um hobbie faz bem à saúde. Encontre algo de que gosta muito. “Caso já tenha algum, decida evoluir e tornar-se excelente”, recomenda Marco Meireles. “Ao focar-se em praticar aquilo que não é confortável para si, terá frequentemente a sensação de que está a falhar. Mas o que parece luta e frustração é, na maioria das vezes, desenvolvimento de competências e crescimento. O que parece ser fracasso é normalmente a fundação do sucesso”, diz.

9. Faça uma lista de cinco coisas de que gosta de fazer

Não viva só para o trabalho. Faça pelo menos uma atividade de que gosta por dia para dar sentido à sua vida, aconselha Marco Meireles. O especialista diz que se deve elaborar uma lista com cinco atividades que se gosta de realizar e às quais se deveria dispensar mais tempo, bem como outra com cinco pontos em que se pode melhorar o desempenho no trabalho. Outro conselho: enumerar três razões que o fazem levantar-se da cama de manhã.

10. Crie uma frase do sentido e da vida

Saia de casa todos os dias com um lema. É mais fácil vencer se tiver uma frase que o acompanhe e uma causa pela qual está disposto a lutar. Saia para o trabalho feliz e a pensar que pode e quer contribuir.


Em: http://contasconnosco.pt/artigo/como-ter-sucesso-em-dez-passos

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Digi dá mais um passo decisivo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Fonte:  MHD .  A Digi chegou a Portugal com preços nunca antes vistas, mas enfrentou várias críticas à cobertura. No entanto, em apenas seis meses já mostra melhorias significativas. Desde que aterrou oficialmente em Portugal, em novembro de 2024, a Digi tem dado muito que falar. A operadora romena chegou com um objetivo claro: agitar o mercado das telecomunicações com preços imbatíveis, nunca antes vistos. E este objetivo foi conseguido tanto nos pacotes de casa (Internet Fixa e Televisão) como no Móvel. A verdade é que a Digi continua a lidar com várias críticas, sendo que o apagão espoletou a ira de muitos clientes que se viram horas e horas sem serviço. No entanto, a principal prende-se com as falhas de cobertura, quer na rede móvel, quer na fibra. No entanto, em apenas seis meses, a operadora já deu sinais claros de evolução. Nos últimos tempos, a Digi arregaçou as mangas e está a fazer o trabalho de casa: instalar mais antenas 4G e 5G e acelerar a expansão da sua rede de...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...