Avançar para o conteúdo principal

Como ter sucesso em dez passos

Se quer atingir a felicidade e concretizar as suas aspirações e sonhos, o livro "Plano A, Como Alcançar a Felicidade e o Sucesso com a Ajuda da Ciência", de Marco Meireles, pode dar-lhe uma ajuda. O speaker na área da felicidade partilha 10 estratégias que diz serem infalíveis para alcançar o sucesso. Saiba quais são.

1. Seja seletivo e escolha muito bem os amigos

Sabia que temos 50% de probabilidade de adquirir os hábitos dos nossos amigos? Rodearmo-nos de pessoas ambiciosas, positivas e sonhadoras aumenta a motivação e a satisfação com a vida e a probabilidade de atingirmos os objetivos. Se tivermos amigos determinados e com uma grande autodisciplina, aumentamos o nosso autocontrolo. Tenha isso em atenção e escolha bem com quem anda.

2. Quebre hábitos do quotidiano

É difícil sair da nossa zona de conforto e quebrar hábitos, mas a rotina é a maior inimiga da mudança. Por isso, temos que ganhar coragem para sair da monotonia, não ter medo do incerto e ver a vida com outra perspetiva. Este é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

3. Pratique 20 minutos de exercício

O exercício físico é fundamental para se sentir bem e com energia. Bastam 20 minutos entre quatro a seis dias por semana para fazer toda a diferença. É que o exercício físico estimula a produção de endorfina que garante a sensação de prazer e relaxamento e tem grande impacto na memória, humor e cognição.

4. Escreva um diário de respostas

Há três perguntas às quais deve sempre tentar responder diariamente. “O que é que aprendi e decidi hoje?”, “O que foi positivo hoje?”, “O que estou entusiasmado para fazer amanhã?”. Em conjunto, vão ajudá-lo a ser mais confiante, a libertá-lo da ansiedade e culpa, a focar-se nas soluções, a corrigir o que correu mal e a conseguir que a sua vida fique sob controlo.
Tente escrever as respostas num diário. É que, diz o livro, que isso desenvolve a inteligência geral e a inteligência emocional, facilita a concretização de objetivos, alavanca a memória e a compreensão, consolida a autodisciplina, melhora a organização das ideias, aumenta a criatividade e a autoconfiança.

5. Esqueça as noitadas

Se gosta de sair à noite, vai ter que deixar de o fazer pelo menos com tanta frequência. Dormir mantém o cérebro limpo e saudável. “O bem-estar, o sucesso e a felicidade dependem em larga escala das horas que dorme e da profundidade do seu sono”, revela o guia. Se não dormirmos bem, a mente fica nublada, o humor alterado e temos mais propensão para os esquecimentos.

6. Programe 75% do seu tempo

Para alcançarmos os nossos sonhos, é determinante definir objetivos. Se o fizer diariamente, tanto melhor. Planeie 75% do seu dia, deixando os restantes 25% para imponderáveis e imprevistos. “No fim do dia, programe o dia seguinte, tendo em conta o que pretende realizar durante a semana. Desta forma, sabe que o que fizer estará alinhado com os seus objetivos maiores e o seu propósito, afirma o autor.

7. Medite uma vez por dia

Marco Meireles propõe um treino de atenção plena de 10 minutos por dia. Vários estudos sugerem que a meditação está positivamente associada à clareza emocional, atenção aos sentimentos dos outros e menor distração. Contribui para o sucesso, desenvolvendo a criatividade, tem uma forte influência na capacidade física e intelectual e na forma como somos vistos e como as pessoas nos avaliam.

8. Escolha um hobbie

Ter um hobbie faz bem à saúde. Encontre algo de que gosta muito. “Caso já tenha algum, decida evoluir e tornar-se excelente”, recomenda Marco Meireles. “Ao focar-se em praticar aquilo que não é confortável para si, terá frequentemente a sensação de que está a falhar. Mas o que parece luta e frustração é, na maioria das vezes, desenvolvimento de competências e crescimento. O que parece ser fracasso é normalmente a fundação do sucesso”, diz.

9. Faça uma lista de cinco coisas de que gosta de fazer

Não viva só para o trabalho. Faça pelo menos uma atividade de que gosta por dia para dar sentido à sua vida, aconselha Marco Meireles. O especialista diz que se deve elaborar uma lista com cinco atividades que se gosta de realizar e às quais se deveria dispensar mais tempo, bem como outra com cinco pontos em que se pode melhorar o desempenho no trabalho. Outro conselho: enumerar três razões que o fazem levantar-se da cama de manhã.

10. Crie uma frase do sentido e da vida

Saia de casa todos os dias com um lema. É mais fácil vencer se tiver uma frase que o acompanhe e uma causa pela qual está disposto a lutar. Saia para o trabalho feliz e a pensar que pode e quer contribuir.


Em: http://contasconnosco.pt/artigo/como-ter-sucesso-em-dez-passos

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...