Avançar para o conteúdo principal

Como ter sucesso em dez passos

Se quer atingir a felicidade e concretizar as suas aspirações e sonhos, o livro "Plano A, Como Alcançar a Felicidade e o Sucesso com a Ajuda da Ciência", de Marco Meireles, pode dar-lhe uma ajuda. O speaker na área da felicidade partilha 10 estratégias que diz serem infalíveis para alcançar o sucesso. Saiba quais são.

1. Seja seletivo e escolha muito bem os amigos

Sabia que temos 50% de probabilidade de adquirir os hábitos dos nossos amigos? Rodearmo-nos de pessoas ambiciosas, positivas e sonhadoras aumenta a motivação e a satisfação com a vida e a probabilidade de atingirmos os objetivos. Se tivermos amigos determinados e com uma grande autodisciplina, aumentamos o nosso autocontrolo. Tenha isso em atenção e escolha bem com quem anda.

2. Quebre hábitos do quotidiano

É difícil sair da nossa zona de conforto e quebrar hábitos, mas a rotina é a maior inimiga da mudança. Por isso, temos que ganhar coragem para sair da monotonia, não ter medo do incerto e ver a vida com outra perspetiva. Este é o primeiro passo para alcançar o sucesso.

3. Pratique 20 minutos de exercício

O exercício físico é fundamental para se sentir bem e com energia. Bastam 20 minutos entre quatro a seis dias por semana para fazer toda a diferença. É que o exercício físico estimula a produção de endorfina que garante a sensação de prazer e relaxamento e tem grande impacto na memória, humor e cognição.

4. Escreva um diário de respostas

Há três perguntas às quais deve sempre tentar responder diariamente. “O que é que aprendi e decidi hoje?”, “O que foi positivo hoje?”, “O que estou entusiasmado para fazer amanhã?”. Em conjunto, vão ajudá-lo a ser mais confiante, a libertá-lo da ansiedade e culpa, a focar-se nas soluções, a corrigir o que correu mal e a conseguir que a sua vida fique sob controlo.
Tente escrever as respostas num diário. É que, diz o livro, que isso desenvolve a inteligência geral e a inteligência emocional, facilita a concretização de objetivos, alavanca a memória e a compreensão, consolida a autodisciplina, melhora a organização das ideias, aumenta a criatividade e a autoconfiança.

5. Esqueça as noitadas

Se gosta de sair à noite, vai ter que deixar de o fazer pelo menos com tanta frequência. Dormir mantém o cérebro limpo e saudável. “O bem-estar, o sucesso e a felicidade dependem em larga escala das horas que dorme e da profundidade do seu sono”, revela o guia. Se não dormirmos bem, a mente fica nublada, o humor alterado e temos mais propensão para os esquecimentos.

6. Programe 75% do seu tempo

Para alcançarmos os nossos sonhos, é determinante definir objetivos. Se o fizer diariamente, tanto melhor. Planeie 75% do seu dia, deixando os restantes 25% para imponderáveis e imprevistos. “No fim do dia, programe o dia seguinte, tendo em conta o que pretende realizar durante a semana. Desta forma, sabe que o que fizer estará alinhado com os seus objetivos maiores e o seu propósito, afirma o autor.

7. Medite uma vez por dia

Marco Meireles propõe um treino de atenção plena de 10 minutos por dia. Vários estudos sugerem que a meditação está positivamente associada à clareza emocional, atenção aos sentimentos dos outros e menor distração. Contribui para o sucesso, desenvolvendo a criatividade, tem uma forte influência na capacidade física e intelectual e na forma como somos vistos e como as pessoas nos avaliam.

8. Escolha um hobbie

Ter um hobbie faz bem à saúde. Encontre algo de que gosta muito. “Caso já tenha algum, decida evoluir e tornar-se excelente”, recomenda Marco Meireles. “Ao focar-se em praticar aquilo que não é confortável para si, terá frequentemente a sensação de que está a falhar. Mas o que parece luta e frustração é, na maioria das vezes, desenvolvimento de competências e crescimento. O que parece ser fracasso é normalmente a fundação do sucesso”, diz.

9. Faça uma lista de cinco coisas de que gosta de fazer

Não viva só para o trabalho. Faça pelo menos uma atividade de que gosta por dia para dar sentido à sua vida, aconselha Marco Meireles. O especialista diz que se deve elaborar uma lista com cinco atividades que se gosta de realizar e às quais se deveria dispensar mais tempo, bem como outra com cinco pontos em que se pode melhorar o desempenho no trabalho. Outro conselho: enumerar três razões que o fazem levantar-se da cama de manhã.

10. Crie uma frase do sentido e da vida

Saia de casa todos os dias com um lema. É mais fácil vencer se tiver uma frase que o acompanhe e uma causa pela qual está disposto a lutar. Saia para o trabalho feliz e a pensar que pode e quer contribuir.


Em: http://contasconnosco.pt/artigo/como-ter-sucesso-em-dez-passos

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...