Avançar para o conteúdo principal

NASA encontrou indícios de vida antiga em Marte

Investigadores da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, afirmam que o rover Spirit, da NASA, pode ter encontrado uma potencial assinatura de vidas antigas em Marte.

A equipa de cientistas analisou um planalto de rochas que o rover explorou no planeta vermelho, comparando suas características com as El Tatio, no norte do Chile.

A investigação resultou num artigo, publicado na revista Nature com título “Depósitos de sílica em Marte com características que se assemelham a bioassinaturas de termas em El Tatio, no Chile” – no original, “Silica deposits on Mars with features resembling hot spring biosignatures at El Tatio in Chile“.

No estudo, os cientistas revelam que as estruturas de sílica, ou dióxido de silício, em El Tatio são semelhantes às de Marte, incluindo estruturas sedimentares complexas produzidas por uma combinação de processos bióticos e abióticos.

“Mesmo que os processos totalmente abióticos não possam ser descartados para as estruturas de sílica marcianas, estas satisfazem uma definição de bioassinaturas potenciais”, destacam os investigadores.

ASU / Ruff & Farmer
A sílica opalina de Marte (esquerda) ocorre em massas nodulares com estruturas digitadas que se assemelham às de El Tatio (direita)
A sílica opalina de Marte (esquerda) ocorre em massas nodulares com estruturas digitadas que se assemelham às de El Tatio (direita)
Na sua missão a Marte, o rover Spirit encontrou afloramentos e regolitos compostos de sílica opalina (SiO2nH2O) no antigo ambiente hidrotermal vulcânico na cratera Gusev.

Os cientistas consideraram algumas teorias, como um processo de lixiviação de sulfato de ácido ou precipitação de fluidos de fontes quentes – mas essas explicações não pareciam válidas.

O El Tatio oferece uma boa oportunidade de analisar um ambiente parecido com o marciano, devido à rara combinação de alta elevação, baixa taxa de precipitação, alta taxa média de evaporação anual, congelamento-descongelamento diurno comum e radiação ultravioleta extremamente alta.

Os resultados do novo estudo demonstraram que as condições de El Tatio produzem estruturas de sílica com características que se comparam favoravelmente com os afloramentos em Marte – o que pode significar que as estruturas de sílica marcianas se formaram de maneira semelhante.

Provas inconclusivas

Anteriormente, uma equipa de cientistas da NASA definiu uma bioassinatura como “um objeto, substância e/ou padrão que poderia ter uma origem biológica e, portanto, obriga os investigadores a reunir mais dados antes de chegar a uma conclusão sobre a presença ou ausência de vida”.

ASU / Ruff & Farmer
Imagens do rover Spirit mostram afloramentos nodulares de sílica opalina
Imagens do rover Spirit mostram afloramentos nodulares de sílica opalina
Como os investigadores não podem provar nem refutar uma origem biológica para as estruturas de sílica em Marte, estas constituem uma bioassinatura potencial.

Devido aos desafios de obtenção de provas inequívocas no local, a análise microscópica e compositiva de amostras em laboratórios na Terra podem ser ajudar os cientistas a chegar a uma conclusão sólida sobre a presença ou ausência da vida antiga nessas rochas.


Em: http://zap.aeiou.pt/nasa-pode-ter-descoberto-provas-vida-antiga-marte-138892

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...