Avançar para o conteúdo principal

Microsoft promete melhorar o áudio Bluetooth no Windows 11



 O Windows 11 vai finalmente oferecer áudio Bluetooth uma qualidade semelhante aquela que se pode ter numa ligação com fios.

Apesar de vários avanços, o áudio Bluetooth continua a apresentar limitações técnicas que, em muitos casos, passam despercebidas aos utilizadores comuns, mas comprometendo a experiência aos mais exigentes, que procuram não só uma qualidade áudio melhorada, como sem latência. Esse é um desafio para a Microsoft, que reconheceu agora essa fragilidade, preparando-se para introduzir melhorias no que toca a ligações Bluetooth no Windows 11.


O problema principal está enraizado nos perfis tradicionais do Bluetooth Clássico. De um lado existe o A2DP, que privilegia a qualidade de reprodução mas não permite captar voz. Do outro, o HFP, que ativa o microfone, mas sacrifica a fidelidade do som, limitando-o a uma reprodução monofónica e abafada. Apesar de sucessivas melhorias pontuais, o HFP continua sem oferecer suporte a áudio estéreo e tornou-se sinónimo de compromisso, e isso significa que ou se tem voz ou se tem qualidade.


A solução que a Microsoft pretende disponibilizar assenta no Bluetooth Low Energy (LE) com suporte para áudio de banda super larga. Esta abordagem substitui os perfis A2DP e HFP por uma arquitetura mais flexível, recorrendo a algoritmos de compressão modernos e a uma taxa de amostragem bidirecional de 32 kHz. Assim, as chamadas e gravações perdem aquele som metálico ou abafado característico, combinadas com reprodução estéreo de alta fidelidade, mesmo quando o microfone está ativo.


De acordo com a Microsoft, esta evolução terá impacto imediato em ambientes de trabalho e lazer. Em jogos, a promessa é de som mais claro e envolvente, em videoconferências no Microsoft Teams, o ganho será evidente na nitidez da voz e no suporte a áudio espacial, aproximando a experiência de uma conversa presencial.


Para usufruir desta tecnologia, os utilizadores vão ter de ter instalado o Windows 11 com a versão 24H2 ou superior, para além de dependerem de atualizações de drivers que as fabricantes de PCs e de dispositivos de áudio deverão lançar ainda este ano. A Microsoft adianta ainda que está a trabalhar em conjunto com os principais parceiros da indústria para garantir que a adoção se torna ampla e consistente.


Os primeiros computadores preparados de origem para esta melhoria deverão chegar ao mercado no final de 2025, com a Microsoft a confirmar que os primeiros testes já começaram no inicio do ano através do programa Insider.


Microsoft promete melhorar o áudio Bluetooth no Windows 11


Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

 Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo. Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido. Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso. Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo! Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio. Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o post...