Avançar para o conteúdo principal

Microsoft promete melhorar o áudio Bluetooth no Windows 11



 O Windows 11 vai finalmente oferecer áudio Bluetooth uma qualidade semelhante aquela que se pode ter numa ligação com fios.

Apesar de vários avanços, o áudio Bluetooth continua a apresentar limitações técnicas que, em muitos casos, passam despercebidas aos utilizadores comuns, mas comprometendo a experiência aos mais exigentes, que procuram não só uma qualidade áudio melhorada, como sem latência. Esse é um desafio para a Microsoft, que reconheceu agora essa fragilidade, preparando-se para introduzir melhorias no que toca a ligações Bluetooth no Windows 11.


O problema principal está enraizado nos perfis tradicionais do Bluetooth Clássico. De um lado existe o A2DP, que privilegia a qualidade de reprodução mas não permite captar voz. Do outro, o HFP, que ativa o microfone, mas sacrifica a fidelidade do som, limitando-o a uma reprodução monofónica e abafada. Apesar de sucessivas melhorias pontuais, o HFP continua sem oferecer suporte a áudio estéreo e tornou-se sinónimo de compromisso, e isso significa que ou se tem voz ou se tem qualidade.


A solução que a Microsoft pretende disponibilizar assenta no Bluetooth Low Energy (LE) com suporte para áudio de banda super larga. Esta abordagem substitui os perfis A2DP e HFP por uma arquitetura mais flexível, recorrendo a algoritmos de compressão modernos e a uma taxa de amostragem bidirecional de 32 kHz. Assim, as chamadas e gravações perdem aquele som metálico ou abafado característico, combinadas com reprodução estéreo de alta fidelidade, mesmo quando o microfone está ativo.


De acordo com a Microsoft, esta evolução terá impacto imediato em ambientes de trabalho e lazer. Em jogos, a promessa é de som mais claro e envolvente, em videoconferências no Microsoft Teams, o ganho será evidente na nitidez da voz e no suporte a áudio espacial, aproximando a experiência de uma conversa presencial.


Para usufruir desta tecnologia, os utilizadores vão ter de ter instalado o Windows 11 com a versão 24H2 ou superior, para além de dependerem de atualizações de drivers que as fabricantes de PCs e de dispositivos de áudio deverão lançar ainda este ano. A Microsoft adianta ainda que está a trabalhar em conjunto com os principais parceiros da indústria para garantir que a adoção se torna ampla e consistente.


Os primeiros computadores preparados de origem para esta melhoria deverão chegar ao mercado no final de 2025, com a Microsoft a confirmar que os primeiros testes já começaram no inicio do ano através do programa Insider.


Microsoft promete melhorar o áudio Bluetooth no Windows 11


Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Há um remédio antigo que pode proteger os cérebros da doença de Alzheimer

 Numa nova e importante descoberta, que já dura há quase uma década, investigadores da Harvard Medical School dizem ter encontrado uma chave que pode desvendar muitos dos mistérios da doença de Alzheimer e do envelhecimento do cérebro - o humilde metal lítio. O lítio é mais conhecido pela medicina como um estabilizador de humor administrado a pessoas com perturbação bipolar e depressão. Foi aprovado pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, em 1970, mas foi utilizado pelos médicos para tratar perturbações do humor quase um século antes. Agora, pela primeira vez, os investigadores demonstraram que o lítio está naturalmente presente no organismo em pequenas quantidades e que as células necessitam dele para funcionar normalmente - tal como a vitamina C ou o ferro. Parece também desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Numa série de experiências publicadas recentemente na revista Nature, os investigadores das universidades norte-american...

O erro de usar dois monitores que pode fazer mais mal do que bem

 Nos últimos anos, tornou-se quase moda ver setups com dois monitores tanto em escritórios modernos como em secretárias de gamers e freelancers. A promessa parece irresistível: mais espaço para trabalhar, mais produtividade e menos tempo perdido a alternar entre janelas. Mas e se eu te dissesse que usar dois monitores pode estar a sabotar a tua concentração, a tua postura e até a tua saúde sem te dares conta? Sim, aquilo que muitos consideram um upgrade pode, na verdade, ser um erro silencioso que faz mais mal do que bem. O mito da produtividade com dois monitores É verdade que alguns estudos mostram ganhos de produtividade quando se utilizam dois monitores. A lógica é simples: um ecrã para a tarefa principal e outro para referências, e-mails ou comunicações. Parece perfeito… até olhares mais de perto para a realidade. Com dois monitores, também ganhas: Mais distrações: quantas vezes abres o segundo ecrã “só para espreitar” o e-mail, as redes sociais ou o chat? A tentação está semp...