Avançar para o conteúdo principal

Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"

 

A pneumonia atípica evolui silenciosamente, o que torna importante observar sinais de alerta e procurar avaliação médica cedo.

Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"

A pneumonia é uma infeção nos pulmões causada por vírus e bactérias, que provocam inflamação nos alvéolos, as pequenas “bolsinhas” onde o oxigénio entra no sangue. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a doença afeta cerca de 12 pessoas por cada 1000 habitantes, maioritariamente crianças e idosos.

Jacob Wackerhausen

Embora muitas vezes seja associada a sintomas como febre alta e tosse intensa, existe uma forma chamada pneumonia atípica ou “silenciosa”, que se manifesta de forma mais subtil, podendo passar despercebida por dias ou semanas.

Enquanto na pneumonia dita "típica", além da febre alta, os sintomas respiratórios são evidentes, como tosse com expetoração amarelada ou esverdeada, falta de ar ou dor no peito ao tossir, na pneumonia atípica o quadro de sintomas parece não estar associado ao sistema respiratório. A doença acaba por passar despercebida ou ser confundida com uma constipação que teima em não passar ou vista apenas como uma fase, que se espera que seja transitória, de maior cansaço.

Sintomas de uma pneumonia atípica

  • Tosse seca prolongada
  • Febre baixa ou ausente
  • Fadiga ou cansaço leve mas duradouro
  • Dor de cabeça, dores musculares ou articulares leves
  • Sintomas gastrointestinais em alguns casos
JulPo

Nas crianças pode-se observar o aparecimento de uma ligeira apatia, com perda de apetite, perda de interesse em atividades que habitualmente gostava de fazer, ligeiras queixas musculares ou articulares, maior necessidade de descanso e febres baixas pontuais sem causa aparente.

Moyo Studio

Os idosos além de sintomas e alterações semelhantes às das crianças, podem apresentar confusão mental, devido à redução do oxigénio a nível cerebral.


Ao contrário da pneumonia típica, os sintomas da pneumonia atípica tendem a instalar‑se gradualmente, o que pode fazer com que muitas pessoas demorem a procurar avaliação médica.

Deve ser observado por um profissional de saúde se tiver:

  • Tosse persistente, mesmo que não tenha expetoração, especialmente se estiver a intensificar-se;
  • Cansaço fora do habitual, que interfere nas atividades diárias;
  • Ligeira dificuldade em respirar, ou notar a respiração mais acelerada com sensação de falta de ar;
  • Dor no peito ao respirar ou tossir;
  • Febre que persiste, mesmo que baixa;
  • Alterações do estado mental, como confusão, sobretudo em pessoas idosas;
  • Diminuição do apetite ou irritabilidade, especialmente em crianças pequenas.

Uma avaliação atempada permite identificar se se trata de pneumonia típica, pneumonia atípica ou outra infeção respiratória, garantindo o tratamento adequado o mais cedo possível.


Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa" - SIC


Comentários

Notícias mais vistas:

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...

Defender a escola pública

 1. Escrevo sobre o conflito que envolve os professores preocupada, em primeiro lugar, com o efeito que este está a ter na degradação da escola pública, na imagem e na confiança dos pais no sistema educativo, nos danos que estão a ser causados a milhares de alunos cujas famílias não têm condições para lhes proporcionar explicações ou frequência de colégios privados. Parece-me importante que, nas negociações entre Governo e sindicatos, esta dimensão do problema seja equacionada. Escrevo, em segundo lugar, porque espero poder dar um contributo para a compreensão e boa resolução do conflito, apesar de todo o ruído e falta de capacidade para ouvir. 2. Nos anos pré-pandemia, eram muitos os sinais das dificuldades das escolas em prestar um serviço de qualidade. A existência de milhares de alunos sem professor, em várias disciplinas e em vários pontos do país, gerou um clamor sobre a falta de docentes e a fraca atratividade da carreira. Porém, o problema da falta de professores nas escola...