Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"
A pneumonia atípica evolui silenciosamente, o que torna importante observar sinais de alerta e procurar avaliação médica cedo.

A pneumonia é uma infeção nos pulmões causada por vírus e bactérias, que provocam inflamação nos alvéolos, as pequenas “bolsinhas” onde o oxigénio entra no sangue. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a doença afeta cerca de 12 pessoas por cada 1000 habitantes, maioritariamente crianças e idosos.
Embora muitas vezes seja associada a sintomas como febre alta e tosse intensa, existe uma forma chamada pneumonia atípica ou “silenciosa”, que se manifesta de forma mais subtil, podendo passar despercebida por dias ou semanas.
Enquanto na pneumonia dita "típica", além da febre alta, os sintomas respiratórios são evidentes, como tosse com expetoração amarelada ou esverdeada, falta de ar ou dor no peito ao tossir, na pneumonia atípica o quadro de sintomas parece não estar associado ao sistema respiratório. A doença acaba por passar despercebida ou ser confundida com uma constipação que teima em não passar ou vista apenas como uma fase, que se espera que seja transitória, de maior cansaço.
Sintomas de uma pneumonia atípica
- Tosse seca prolongada
- Febre baixa ou ausente
- Fadiga ou cansaço leve mas duradouro
- Dor de cabeça, dores musculares ou articulares leves
- Sintomas gastrointestinais em alguns casos
Nas crianças pode-se observar o aparecimento de uma ligeira apatia, com perda de apetite, perda de interesse em atividades que habitualmente gostava de fazer, ligeiras queixas musculares ou articulares, maior necessidade de descanso e febres baixas pontuais sem causa aparente.
Os idosos além de sintomas e alterações semelhantes às das crianças, podem apresentar confusão mental, devido à redução do oxigénio a nível cerebral.
Ao contrário da pneumonia típica, os sintomas da pneumonia atípica tendem a instalar‑se gradualmente, o que pode fazer com que muitas pessoas demorem a procurar avaliação médica.
Deve ser observado por um profissional de saúde se tiver:
- Tosse persistente, mesmo que não tenha expetoração, especialmente se estiver a intensificar-se;
- Cansaço fora do habitual, que interfere nas atividades diárias;
- Ligeira dificuldade em respirar, ou notar a respiração mais acelerada com sensação de falta de ar;
- Dor no peito ao respirar ou tossir;
- Febre que persiste, mesmo que baixa;
- Alterações do estado mental, como confusão, sobretudo em pessoas idosas;
- Diminuição do apetite ou irritabilidade, especialmente em crianças pequenas.
Uma avaliação atempada permite identificar se se trata de pneumonia típica, pneumonia atípica ou outra infeção respiratória, garantindo o tratamento adequado o mais cedo possível.
Comentários
Enviar um comentário