Avançar para o conteúdo principal

Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"

 

A pneumonia atípica evolui silenciosamente, o que torna importante observar sinais de alerta e procurar avaliação médica cedo.

Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"

A pneumonia é uma infeção nos pulmões causada por vírus e bactérias, que provocam inflamação nos alvéolos, as pequenas “bolsinhas” onde o oxigénio entra no sangue. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a doença afeta cerca de 12 pessoas por cada 1000 habitantes, maioritariamente crianças e idosos.

Jacob Wackerhausen

Embora muitas vezes seja associada a sintomas como febre alta e tosse intensa, existe uma forma chamada pneumonia atípica ou “silenciosa”, que se manifesta de forma mais subtil, podendo passar despercebida por dias ou semanas.

Enquanto na pneumonia dita "típica", além da febre alta, os sintomas respiratórios são evidentes, como tosse com expetoração amarelada ou esverdeada, falta de ar ou dor no peito ao tossir, na pneumonia atípica o quadro de sintomas parece não estar associado ao sistema respiratório. A doença acaba por passar despercebida ou ser confundida com uma constipação que teima em não passar ou vista apenas como uma fase, que se espera que seja transitória, de maior cansaço.

Sintomas de uma pneumonia atípica

  • Tosse seca prolongada
  • Febre baixa ou ausente
  • Fadiga ou cansaço leve mas duradouro
  • Dor de cabeça, dores musculares ou articulares leves
  • Sintomas gastrointestinais em alguns casos
JulPo

Nas crianças pode-se observar o aparecimento de uma ligeira apatia, com perda de apetite, perda de interesse em atividades que habitualmente gostava de fazer, ligeiras queixas musculares ou articulares, maior necessidade de descanso e febres baixas pontuais sem causa aparente.

Moyo Studio

Os idosos além de sintomas e alterações semelhantes às das crianças, podem apresentar confusão mental, devido à redução do oxigénio a nível cerebral.


Ao contrário da pneumonia típica, os sintomas da pneumonia atípica tendem a instalar‑se gradualmente, o que pode fazer com que muitas pessoas demorem a procurar avaliação médica.

Deve ser observado por um profissional de saúde se tiver:

  • Tosse persistente, mesmo que não tenha expetoração, especialmente se estiver a intensificar-se;
  • Cansaço fora do habitual, que interfere nas atividades diárias;
  • Ligeira dificuldade em respirar, ou notar a respiração mais acelerada com sensação de falta de ar;
  • Dor no peito ao respirar ou tossir;
  • Febre que persiste, mesmo que baixa;
  • Alterações do estado mental, como confusão, sobretudo em pessoas idosas;
  • Diminuição do apetite ou irritabilidade, especialmente em crianças pequenas.

Uma avaliação atempada permite identificar se se trata de pneumonia típica, pneumonia atípica ou outra infeção respiratória, garantindo o tratamento adequado o mais cedo possível.


Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa" - SIC


Comentários

Notícias mais vistas:

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

ADSE muda regras dos óculos: reembolso passa a ter limite anual de 180 euros

 A ADSE vai alterar as regras de reembolso dos óculos, introduzindo um teto anual de 180 euros no regime livre, mantendo a comparticipação de 80%. Deixa assim de haver limites quanto ao número de armações e lentes, que até agora eram definidos por períodos de três anos. As mudanças abrangem também exames e cirurgias, com revisão da tabela de preços da radiologia e da gastroenterologia e inclusão de novos atos, sobretudo TAC e ressonâncias magnéticas, permitindo acesso a técnicas mais avançadas sem aumento dos encargos para os beneficiários, segundo avançou o ECO. As alterações terão um impacto orçamental estimado em 15,4 milhões de euros por ano para a ADSE, sistema de proteção na doença da função pública. A revisão das tabelas de preços abrange cerca de 200 atos médicos e inclui mais de uma centena de novos códigos, sobretudo na área da radiologia, com o objetivo de atualizar os valores de referência e alargar o acesso a cuidados mais diferenciados. ADSE muda regras dos óculos: re...