Avançar para o conteúdo principal

Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"

 

A pneumonia atípica evolui silenciosamente, o que torna importante observar sinais de alerta e procurar avaliação médica cedo.

Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa"

A pneumonia é uma infeção nos pulmões causada por vírus e bactérias, que provocam inflamação nos alvéolos, as pequenas “bolsinhas” onde o oxigénio entra no sangue. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a doença afeta cerca de 12 pessoas por cada 1000 habitantes, maioritariamente crianças e idosos.

Jacob Wackerhausen

Embora muitas vezes seja associada a sintomas como febre alta e tosse intensa, existe uma forma chamada pneumonia atípica ou “silenciosa”, que se manifesta de forma mais subtil, podendo passar despercebida por dias ou semanas.

Enquanto na pneumonia dita "típica", além da febre alta, os sintomas respiratórios são evidentes, como tosse com expetoração amarelada ou esverdeada, falta de ar ou dor no peito ao tossir, na pneumonia atípica o quadro de sintomas parece não estar associado ao sistema respiratório. A doença acaba por passar despercebida ou ser confundida com uma constipação que teima em não passar ou vista apenas como uma fase, que se espera que seja transitória, de maior cansaço.

Sintomas de uma pneumonia atípica

  • Tosse seca prolongada
  • Febre baixa ou ausente
  • Fadiga ou cansaço leve mas duradouro
  • Dor de cabeça, dores musculares ou articulares leves
  • Sintomas gastrointestinais em alguns casos
JulPo

Nas crianças pode-se observar o aparecimento de uma ligeira apatia, com perda de apetite, perda de interesse em atividades que habitualmente gostava de fazer, ligeiras queixas musculares ou articulares, maior necessidade de descanso e febres baixas pontuais sem causa aparente.

Moyo Studio

Os idosos além de sintomas e alterações semelhantes às das crianças, podem apresentar confusão mental, devido à redução do oxigénio a nível cerebral.


Ao contrário da pneumonia típica, os sintomas da pneumonia atípica tendem a instalar‑se gradualmente, o que pode fazer com que muitas pessoas demorem a procurar avaliação médica.

Deve ser observado por um profissional de saúde se tiver:

  • Tosse persistente, mesmo que não tenha expetoração, especialmente se estiver a intensificar-se;
  • Cansaço fora do habitual, que interfere nas atividades diárias;
  • Ligeira dificuldade em respirar, ou notar a respiração mais acelerada com sensação de falta de ar;
  • Dor no peito ao respirar ou tossir;
  • Febre que persiste, mesmo que baixa;
  • Alterações do estado mental, como confusão, sobretudo em pessoas idosas;
  • Diminuição do apetite ou irritabilidade, especialmente em crianças pequenas.

Uma avaliação atempada permite identificar se se trata de pneumonia típica, pneumonia atípica ou outra infeção respiratória, garantindo o tratamento adequado o mais cedo possível.


Mais do que uma constipação que teima em não passar - O que deve saber sobre a pneumonia "silenciosa" - SIC


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Edmundo González deve assumir presidência "de imediato", diz Nóbel da Paz, María Corina

© Ole Berg-Rusten / NTB / AFP via Getty Images  A líder da oposição na Venezuela e Prémio Nobel da Paz, María Corina Machado, defendeu hoje que o antigo candidato opositor Edmundo González Urrutia deverá "assumir de imediato" o mandato presidencial, após os Estados Unidos terem capturado o líder venezuelano, Nicolás Maduro. "Esta é a hora dos cidadãos. Os que arriscaram tudo pela democracia no 28 de julho [de 2024]. Os que elegemos Edmundo González Urrutia como legítimo Presidente da Venezuela, que deve assumir de imediato o seu mandato constitucional e ser reconhecido como comandante supremo das Forças Armdas nacionais", afirmou María Corina, distinguida com o Nobel da Paz 2025, num comunicado divulgado nas redes sociais.   "Hoje estamos preparados para fazer valer o nosso mandato e tomar o poder", disse, numa alusão às eleições presidenciais de 28 de julho de 2024, nas quais Maduro foi reeleito para um terceiro mandato, apesar de a oposição reclamar a vi...

Bulgária torna-se 21.º país a aderir ao euro

Foto: Dado Ruvic- Reuters  Zona Euro tem na Bulgária o seu vigésimo primeiro membro. Trata-se, diz o BCE, de "um marco" para este país que entrou na União Europeia em 2007. A Bulgária torna-se hoje no 21.º país membro da zona euro, com a adoção oficial da moeda única, um marco histórico contestado pela população e que ocorre numa altura em que o país enfrenta instabilidade política. Até agora, a zona euro era composta por 20 países, que utilizam o euro como moeda oficial e participam nas decisões comuns de política monetária através do Banco Central Europeu (BCE), mas, com a entrada hoje concretizada da Bulgária, a moeda única passa a ser usada por 21 Estados-membros. Enquanto para a zona euro a entrada da Bulgária amplia o mercado interno, fortalece a estabilidade regional e envia um sinal de coesão comunitária num contexto geopolítico turbulento, para Sófia abandonar o lev búlgaro significa passar a participar diretamente nas decisões do BCE e integrar plenamente os mecanis...