Avançar para o conteúdo principal

Comunidade portuguesa em choque após incêndio criminoso na Casa da Madeira em Toronto

 

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais pelo Canadian Madeira Club, um indivíduo entrou nas instalações com a aparente intenção de incendiar o edifício, utilizando um produto acelerante. O ato resultou numa explosão que feriu gravemente o próprio suspeito, que ficou envolto em chamas no local.

Comunidade portuguesa em choque após incêndio criminoso na Casa da Madeira em Toronto

Casa da Madeira, uma das mais antigas instituições da comunidade portuguesa em Toronto, foi gravemente danificada na madrugada de quarta-feira, após um ato criminoso que provocou uma violenta explosão nas suas instalações, situadas na DuPont Street, anunciou a associação nas redes sociais.

O diretor da Casa da Madeira, Décio Gonçalves, disse à Lusa que o incidente "deixou a comunidade em estado de choque" e que "foi um milagre não haver mais vítimas".

"Trata-se de um ataque deliberado que podia ter custado vidas. A Casa da Madeira é um símbolo da presença portuguesa em Toronto e um espaço de encontro e cultura. Ver isto acontecer é devastador para todos nós", lamentou.

Suspeito ficou ferido

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais pelo Canadian Madeira Club, um indivíduo entrou nas instalações com a aparente intenção de incendiar o edifício, utilizando um produto acelerante.

O ato resultou numa explosão que feriu gravemente o próprio suspeito, que ficou envolto em chamas no local.

O homem terá deixado para trás vários objetos pessoais que poderão ser cruciais para a sua identificação.

A polícia e os bombeiros foram rapidamente mobilizados e investigam agora as circunstâncias do ocorrido.

"A resposta das equipas de emergência foi rápida e exemplar. Graças a isso, evitou-se uma tragédia ainda maior", sublinhou Gonçalves, acrescentando que a direção da Casa da Madeira "está a colaborar plenamente com as autoridades".

O dirigente destacou ainda as manifestações de apoio recebidas desde o incidente:

"Temos recebido mensagens de solidariedade de toda a comunidade luso-canadiana, de outras associações e até de representantes políticos. Essa união dá-nos força para reconstruir e continuar a nossa missão."

A Casa da Madeira, fundada há mais de meio século, é considerada uma referência histórica e cultural da diáspora madeirense no Canadá, acolhendo eventos culturais, sociais e beneficentes.

Décio Gonçalves garantiu que, apesar dos danos, "a Casa da Madeira vai renascer com o mesmo espírito e determinação que sempre caracterizaram a comunidade portuguesa".


Comunidade portuguesa em choque após incêndio criminoso na Casa da Madeira em Toronto - SIC Notícias


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...