Avançar para o conteúdo principal

Comunidade portuguesa em choque após incêndio criminoso na Casa da Madeira em Toronto

 

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais pelo Canadian Madeira Club, um indivíduo entrou nas instalações com a aparente intenção de incendiar o edifício, utilizando um produto acelerante. O ato resultou numa explosão que feriu gravemente o próprio suspeito, que ficou envolto em chamas no local.

Comunidade portuguesa em choque após incêndio criminoso na Casa da Madeira em Toronto

Casa da Madeira, uma das mais antigas instituições da comunidade portuguesa em Toronto, foi gravemente danificada na madrugada de quarta-feira, após um ato criminoso que provocou uma violenta explosão nas suas instalações, situadas na DuPont Street, anunciou a associação nas redes sociais.

O diretor da Casa da Madeira, Décio Gonçalves, disse à Lusa que o incidente "deixou a comunidade em estado de choque" e que "foi um milagre não haver mais vítimas".

"Trata-se de um ataque deliberado que podia ter custado vidas. A Casa da Madeira é um símbolo da presença portuguesa em Toronto e um espaço de encontro e cultura. Ver isto acontecer é devastador para todos nós", lamentou.

Suspeito ficou ferido

De acordo com informações divulgadas nas redes sociais pelo Canadian Madeira Club, um indivíduo entrou nas instalações com a aparente intenção de incendiar o edifício, utilizando um produto acelerante.

O ato resultou numa explosão que feriu gravemente o próprio suspeito, que ficou envolto em chamas no local.

O homem terá deixado para trás vários objetos pessoais que poderão ser cruciais para a sua identificação.

A polícia e os bombeiros foram rapidamente mobilizados e investigam agora as circunstâncias do ocorrido.

"A resposta das equipas de emergência foi rápida e exemplar. Graças a isso, evitou-se uma tragédia ainda maior", sublinhou Gonçalves, acrescentando que a direção da Casa da Madeira "está a colaborar plenamente com as autoridades".

O dirigente destacou ainda as manifestações de apoio recebidas desde o incidente:

"Temos recebido mensagens de solidariedade de toda a comunidade luso-canadiana, de outras associações e até de representantes políticos. Essa união dá-nos força para reconstruir e continuar a nossa missão."

A Casa da Madeira, fundada há mais de meio século, é considerada uma referência histórica e cultural da diáspora madeirense no Canadá, acolhendo eventos culturais, sociais e beneficentes.

Décio Gonçalves garantiu que, apesar dos danos, "a Casa da Madeira vai renascer com o mesmo espírito e determinação que sempre caracterizaram a comunidade portuguesa".


Comunidade portuguesa em choque após incêndio criminoso na Casa da Madeira em Toronto - SIC Notícias


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...