Várias auroras boreais foram vistas e capturadas em vários pontos de Portugal continental, com o fenómeno pouco comum pelo nosso país, e mais frequente nas paisagens nos Árticos, a surpreender muitas pessoas desde o norte ao sul do país.
Imagens divulgadas pela página ‘Meteo Trás os Montes Portugal' nas redes sociais, mostram que foi possível ver auroras boreais nas imediações de Coimbra, Chaves, Portalegre, Armamar, Guarda e Lamego, entre outras localidades.
Uma aurora boreal, que pode ser polar ou austral (dependendo se ocorrer no Pólo Norte ou Sul) é um fenómeno de iluminação que ocorre nas camadas superiores da atmosfera, quando partículas eletrizadas pela atividade do Sol entram em contacto com a atmosfera, dirigindo-se para os pólos, guiadas pelo campo magnético da Terra.
O registo destes espetáculos de cor nos céus do hemisfério Norte, fora das regiões nórdicas, tinha sido previsto por autoridades meteorológicas. A Administração Nacional Oceânica e Atmosféria dos EUA tinha alertado para uma “série de explosões solares e ejeções de massa coronal que começaram a 8 de maio”, e que iam provocar este evento.
Contudo, não se esperava que as auroras boreais fossem vistas em território português, e os estudos de autoridades britânicas apontavam para o norte do Reino Unido como a região com os melhores locais para assistir ao espetáculo na Europa Ocidental.
Apesar de o fenómeno ser raro em Portugal, já aconteceu anteriormente. Em novembro 2023, foi avistado uma aurora boreal em tons de rosa no céu da Figueira da Foz, em Coimbra.
Aurora boreal avistada em várias zonas de Portugal continental - Expresso
Comentários
Enviar um comentário