Avançar para o conteúdo principal

Dona da Google deixa de usar técnicas de evasão fiscal polémicas


Os esquemas, conhecidos como Double Irish e Dutch Sandwich, permitiam passar os lucros da empresa, através do licenciamento de propriedade intelectual, para subsidiárias em países onde os impostos são mais baixos ou inexistentes

A Alphabet, empresa-mãe da Google, vai deixar de usar as técnicas de evasão fiscal das quais tem tirado partido para pagar menos impostos. Um porta-voz da tecnológica confirmou que a empresa vai deixar de usar já em 2020 a estrutura de licenciamento que lhe tem permitido mexer grandes quantias de dinheiro e pagar uma pequena percentagem de impostos sobre esse valor.

As técnicas de evasão fiscal usadas pela Alphabet são conhecidas como Double Irish e Dutch Sandwich (irlandês duplo e sandes holandesa, em tradução livre). O esquema envolve enviar os lucros obtidos no estrangeiro para uma subsidiária na Irlanda, depois transferir, através do licenciamento de propriedade intelectual, para uma subsidiária holandesa e passar, novamente, para uma subsidiária irlandesa criada num paraíso fiscal – que no caso da Alphabet é nas Bermudas.

Apesar de serem reconhecidas como técnicas de evasão fiscal polémicas, é de salientar que este sistema de movimentação de dinheiro foi durante muitos anos considerado legal. Além da Google, também foi explorado por outras grandes empresas do setor tecnológico como a Apple e a Facebook.

De acordo com documentos obtidos pela agência Reuters, a Google movimentou 21,8 mil milhões de euros em 2018 através deste sistema fiscal, mais do que os 19,9 mil milhões que tinha movimentado em 2017.

«Uma data para terminar as atividades de licenciamento da empresa ainda não foi confirmada pela liderança principal, contudo é expectável que termine a 31 de dezembro de 2019 ou durante 2020», lê-se num documento oficial da Google ao qual a agência teve acesso.

«Estamos a simplificar a nossa estrutura corporativa e vamos licenciar a nossa propriedade intelectual a partir dos EUA e não das Bermudas», adiantou ainda um porta-voz da Alphabet em reação à notícia. Segundo valores da empresa, a Google pagou, em média, 23% de impostos sobre as receitas que gerou a nível global.

A mudança na estratégia da Alphabet surge como uma resposta à pressão exercida pelos EUA e pela Comissão Europeia para que a gigante tecnológica e outras empresas deixem de tirar partido dos esquemas de evasão fiscal que exploraram durante anos. A data limite estabelecida para a mudança na estrutura fiscal das empresas era 2020.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2020-01-02-Dona-da-Google-deixa-de-usar-tecnicas-de-evasao-fiscal-polemicas

Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)