Inquérito feito junto a empresas chinesas de pequena e média dimensão revela que um terço só tem dinheiro para pagar mais um mês as despesas fixas.
A epidemia do Coronavírus, que já infectou mais de 75 mil pessoas, e deixou milhões de trabalhadores em casa, está a sufocar as companhias na China. Há empresas que só têm dinheiro para cobrir despesas, como salários, por mais um mês. Se os bancos não começarem a libertar fundos para empréstimos, muitas correm o risco de colapsar, noticiou a Bloomberg.
"Se a China não conseguir conter o vírus no primeiro trimestre, espero que um largo número de pequenos negócios vá abaixo", diz Lv Changshun, um analista da consultora chinesa Zhonghe Yingtai, citado pela agência noticiosa.
Na China, as empresas privadas representam 60% da economia do país e 80% dos empregos, mas têm tido dificuldade em obter financiamento para impulsionar momentos de expansão ou enfrentar momentos de crise como o que agora se confrontam com o Coronavírus. O Industrial & Commercial Bank of China (ICBC), o maior banco de crédito chinês, libertou fundos para apenas 5% dos clientes de pequena dimensão, tendo atribuído 5,4 mil milhões de yuan (cerca de 770 milhões de dólares) para ajudar os clientes com pequenos negócios com esta crise, segundo a Bloomberg.
https://www.dn.pt/dinheiro/milhoes-de-empresas-chinesas-em-risco-de-colapso-se-bancos-nao-libertarem-fundos-11852902.html
Comentários
Enviar um comentário