Avançar para o conteúdo principal

H2GO: realizado o primeiro voo de drone com reator de hidrogénio


A H2GO Power desenvolveu reatores que mantêm o hidrogénio sólido e estável e sem grandes riscos de explosão. Além de só emitirem vapor de água, estes reatores têm uma potência que é o triplo da dos motores que funcionam com combustível fóssil

Enass Abo-Hamed foi para a Universidade de Cambridge tirar um doutoramento e acabou com um projeto de negócio nas mãos que promete transformar os meios de transporte e possivelmente até os gadgets do futuro. Durante os estudos na universidade britânica, a investigadora desenvolveu um reator capaz de armazenar hidrogénio em estado sólido de forma estável – que até poderá resistir a eventuais quedas de drone sem grandes perigos acrescidos. Por que é que é referido um drone neste texto? Porque Enass Abo-Hamed acaba de confirmar em Boston a viabilidade técnica dos reatores de hidrogénio durante testes realizados com um drone, na cidade de Boston, EUA. O projeto de negócio de Abo-Hamed já tem um nome: H2GO Power.

Numa reportagem da BBC, a equipa liderada pela investigadora Enass Abo-Hamed enaltece várias virtudes de uma nova geração de armazenamento de energia: além de apenas emitir vapor água, em vez de gases poluentes que resultam do uso de combustíveis fósseis, a tecnologia da H2GO Power tem a virtude de ser mais leve e garantir maior autonomia que as baterias de iões de lítio.

Nos testes levados a cabo nos EUA, foram usadas unidades energéticas desenvolvidas em parceria com a empresa Ballard.

Segundo os mentores da H2GO, os reatores de hidrogénio permitem produzir 39 KWh por quilograma. Estes valores superam largamente 13 KWh por quilograma de um motor que opera com querosene ou petróleo e também os 0,2 KWh por quilograma estimado para as baterias de iões de lítio.

Apesar destes ganhos auspiciosos o reator não representa grandes riscos para os utilizadores: segundo a mentora da H2GO Power a pressão existente num reator de hidrogénio é similar à de uma máquina de café. O que corresponde a um avanço técnico que eventualmente poderá para superar o receio e as restrições de segurança impostas nos diferentes países.

O reator de hidrogénio é descrito como um objeto leve e diminuto, que é composto de múltiplos de canais cilíndricos de alumínio, que foram impressos em 3D. Este reator distingue-se por aprisionar o hidrogénio em estado sólido – até que um líquido comparável a um “descongelante” entra em ação e o converte ao estado gasoso. Este hidrogénio é bombeado através de um catalisador para uma célula de combustível onde é combinado posteriormente com oxigénio para produzir energia necessária.

Na reportagem da BBC, já é possível ver o drone com reator de hidrogénio em ação. Enass Abo-Hamed garante que não se dá por satisfeita – e acredita que a tecnologia agora demonstrada poderá vir a ser usada dentro de 20 ou 30 anos para acabar com as emissões de dióxido de carbono na aviação.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2020-01-03-H2GO-realizado-o-primeiro-voo-de-drone-com-reator-de-hidrogenio

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Este Toyota RAV4 está impecável mas mesmo assim vai para abate

 As cheias na região espanhola de Valência deixaram um rasto de destruição. Casas arrasadas, ruas transformadas em rios, garagens submersas e milhares de automóveis convertidos em sucata num ápice. Um desses automóveis foi o Toyota RAV4 de 2021 que podem ver no vídeo que pode encontrar neste texto. Este SUV japonês esteve debaixo de água, literalmente. Mas, contra todas as expectativas — e contra aquilo que tantas vezes ouvimos sobre carros modernos — continua a funcionar. É fácil encontrar nas redes sociais exemplos de clássicos que voltam à vida depois de estarem mergulhados em água — nós também já partilhámos um desses momentos. Os carros antigos são mais simples, robustos e não têm uma eletrónica tão sensível. Mas ver isso acontecer num carro moderno, carregado de sensores, cablagens, centralinas e conectores, é — no mínimo — surpreendente. No vídeo que partilhamos acima, é possível ver o Toyota RAV4 a funcionar perfeitamente após o resgate. Apesar de ter estado submerso, todos...

"Bolsa tem risco, depósitos têm certeza de perda"

Maria Luís Albuquerque, comissária europeia para Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento, diz ser "indispensável" mobilização da poupança privada para financiar prioridades europeias.  É “indispensável” que haja na Europa uma “mobilização da poupança privada – que tem volumes significativos” – para financiar as “prioridades” europeias, porque, defende Maria Luís Albuquerque, comissária europeia, os “orçamentos públicos não serão suficientes“. A ex-ministra das Finanças, que na Comissão Europeia recebeu a pasta dos Serviços Financeiros e a União da Poupança e do Investimento, assinala que, sobretudo no contexto geopolítico atual, têm de ser dadas condições ao cidadãos para investirem mais nos mercados de capitais – porque “investir nos mercados de capitais tem risco de perda, aplicar poupanças em depósitos a prazo tem tido certeza de perda“. As declarações de Maria Luís Albuquerque foram feitas num evento anual da CMVM, o supervisor do mercado de capitais portu...