Avançar para o conteúdo principal

Emiratos Árabes Unidos criaram app de mensagens ToTok para espiar os utilizadores


O The New York Times relata que a ToTok é na verdade uma ferramenta de espionagem criada pelo governo dos Emiratos Árabes Unidos para monitorizarem as conversas e os movimentos dos utilizadores.

AToTok conta já com milhões de utilizadores, a maioria dos quais nos Emiratos Árabes Unidos, uma zona onde WhatsApp ou Skype estão parcialmente bloqueados. O serviço promete trocas de mensagens rápidas, gratuitas e seguras, chegando também a outras regiões do globo. Peritos de inteligência dos EUA e a equipa do próprio The New York Times concluem, no entanto, que a ToTok está a ser para espionagem a favor do governo dos EAU aos cidadãos, com a vigilância sobre os conteúdos partilhados e sobre os movimentos de cada utilizador. Esta última informação é conseguida devido à autorização conseguida para apresentar atualizações meteorológicas.

Patrick Wardle, um dos analistas envolvidos neste estudo, diz que «há uma beleza nesta abordagem. Não é necessário piratear as pessoas para as espiar se conseguirmos que elas voluntariamente descarreguem a aplicação para o telefone. Com o upload de contactos, chats de vídeo, localização, que mais informações são necessárias?», cita o The Verge.

A reportagem do NYT detalha que a Breej Holding, que criou a ToTok, será uma fachada para a empresa de cibersegurança de Abu Dhabi DarkMatter. A DarkMatter tem ligações com as agências de espionagem dos EAU e é gerida por ex-operacionais da NSA e de agências militares israelitas. A aplicação está também ligada à Pax AI, uma empresa de mineração de dados ligada à comunidade de inteligência dos Emiratos.

Nenhuma das entidades envolvidas nesta alegação comentou o tema, mas a Google e a Apple já removeram a ToTok das suas lojas de aplicações.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-12-23-Emiratos-Arabes-Unidos-criaram-app-de-mensagens-ToTok-para-espiar-os-utilizadores

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di