O vírus começou na China e a origem ainda é desconhecida. Saiba que cuidados deve ter consigo e com os seus.
O surto de coronavírus - agora denominado COVID-19 - foi declarado, pela primeira vez, em Wuhan, na China, a 31 de dezembro de 2019.
O médico em questão foi detido e arriscava-se a 7 anos de prisão por "espalhar falsidades" Foi libertado mas acabou por morrer da doença que descobriu, isto é outra história que não cabe neste artigo.
A origem do vírus, provavelmente animal, ainda é desconhecida. Além das milhares de vítimas que já causou, o FMI também admitiu que o coronavírus pode afetar a economia mundial. O mundo está em alerta para tentar evitar a propagação deste epidemia. Saiba quais os cuidados a ter.
1. Manter a distância
Se vir que alguém está doente, a espirrar ou a tossir, tente afastar-se cerca de dois metros para evitar que as gotículas de saliva possam entrar nas suas vias respiratórias, uma vez que é assim que o vírus se propaga. Outra alternativa é dar uma máscara a essa pessoa para que ela possa tossir e espirrar à vontade, ao mesmo tempo que protege as pessoas à sua volta.
2. Evite multidões
Uma pessoa infetada pode nem demonstrar sintomas, por isso, se puder, evite estar em espaços onde se juntam muitas pessoas. O mesmo se aplica, por exemplo, às urgências de um Hospital ou a um centro de saúde: antes de sair de casa para se dirigir a um destes locais, contate a Linha Saúde 24 para saber como proceder.
3. Lave as mãos com frequência
A saliva de uma pessoa infetada pode chegar a vários objetos com os quais nos cruzamos no dia-a-dia: corrimões, maçanetas, apoios e pegas nos transportes públicos, rato do computador, botões do elevador, copos, canetas, telefones, entre muitos outros. Se tocar em algum destes objetos que esteja infetado, pode ficar também e contribuir para a propagação do vírus. Por isso, deve lavar as mãos com frequência e corretamente. Como?
Lave as mãos:
até ao cotovelo
a parte da frente e detrás
entre os dedos e debaixo das unhas
durante cerca de 20 segundos
Se tiver acabado de lavar as mãos, não toque diretamente na maçaneta da porta. Use uma toalha de papel.
4. Não partilhe comida e utensílios
Às refeições, utilize talheres específicos para servir e não partilhe os seus. Em casa, cada um também deve ter a sua toalha, mesmo as de rosto ou para limpar as mãos.
5. Deite fora as máscaras
Se tiver necessidade de usar máscara ou fizer essa opção, por precaução, não a use por mais do que um dia. Idealmente, deite-a fora assim que estiver suja. Se a usar durante demasiado tempo, as bactérias conseguem crescer do lado de dentro da máscara. Evite também tocar no lado de fora da máscara. Se o fizer, lave as mãos com sabão de seguida.
Para mais informações sobre o coronavírus e os cuidados a ter, informe-se junto da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.
https://www.contasconnosco.pt/artigo/coronavirus-5-cuidados-a-ter
Comentários
Enviar um comentário