Avançar para o conteúdo principal

Coronavírus: 5 cuidados a ter


O vírus começou na China e a origem ainda é desconhecida. Saiba que cuidados deve ter consigo e com os seus.

O surto de coronavírus - agora denominado COVID-19 - foi declarado, pela primeira vez, em Wuhan, na China, a 31 de dezembro de 2019.

O médico em questão foi detido e arriscava-se a 7 anos de prisão por "espalhar falsidades" Foi libertado mas acabou por morrer da doença que descobriu, isto é outra história que não cabe neste artigo.


A origem do vírus, provavelmente animal, ainda é desconhecida. Além das milhares de vítimas que já causou, o FMI também admitiu que o coronavírus pode afetar a economia mundial. O mundo está em alerta para tentar evitar a propagação deste epidemia. Saiba quais os cuidados a ter.


1. Manter a distância

Se vir que alguém está doente, a espirrar ou a tossir, tente afastar-se cerca de dois metros para evitar que as gotículas de saliva possam entrar nas suas vias respiratórias, uma vez que é assim que o vírus se propaga. Outra alternativa é dar uma máscara a essa pessoa para que ela possa tossir e espirrar à vontade, ao mesmo tempo que protege as pessoas à sua volta.


2. Evite multidões

Uma pessoa infetada pode nem demonstrar sintomas, por isso, se puder, evite estar em espaços onde se juntam muitas pessoas. O mesmo se aplica, por exemplo, às urgências de um Hospital ou a um centro de saúde: antes de sair de casa para se dirigir a um destes locais, contate a Linha Saúde 24 para saber como proceder.


3. Lave as mãos com frequência

A saliva de uma pessoa infetada pode chegar a vários objetos com os quais nos cruzamos no dia-a-dia: corrimões, maçanetas, apoios e pegas nos transportes públicos, rato do computador, botões do elevador, copos, canetas, telefones, entre muitos outros. Se tocar em algum destes objetos que esteja infetado, pode ficar também e contribuir para a propagação do vírus. Por isso, deve lavar as mãos com frequência e corretamente. Como?

Lave as mãos:

até ao cotovelo
a parte da frente e detrás
entre os dedos e debaixo das unhas
durante cerca de 20 segundos
Se tiver acabado de lavar as mãos, não toque diretamente na maçaneta da porta. Use uma toalha de papel.


4. Não partilhe comida e utensílios

Às refeições, utilize talheres específicos para servir e não partilhe os seus. Em casa, cada um também deve ter a sua toalha, mesmo as de rosto ou para limpar as mãos.


5. Deite fora as máscaras

Se tiver necessidade de usar máscara ou fizer essa opção, por precaução, não a use por mais do que um dia. Idealmente, deite-a fora assim que estiver suja. Se a usar durante demasiado tempo, as bactérias conseguem crescer do lado de dentro da máscara. Evite também tocar no lado de fora da máscara. Se o fizer, lave as mãos com sabão de seguida.


Para mais informações sobre o coronavírus e os cuidados a ter, informe-se junto da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/coronavirus-5-cuidados-a-ter

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...