Avançar para o conteúdo principal

Ordem de evacuação para 3 milhões de residentes, 900 já morreram, ventos de 230Km/h

MAIS DE 900 MORTOS NO HAITI E 300 MIL DESALOJADOS NOS EUA DEVIDO AO FURACÃO MATTHEW

A passagem do furacão Matthew pelo Haiti fez mais de 300 mortos no sul do país e deixou cerca de 300 mil pessoas sem eletricidade na Florida, nos Estados Unidos.

O senador do Sul do Haiti, Hervé Fourcand, lembrou que o número é ainda preliminar, já que algumas zonas atingidas pela tempestade ainda estão inacessíveis.

De acordo com a TSF, a União Europeia vai enviar 255 mil euros em “ajuda humanitária inicial” para o Haiti, e está a mobilizar as ofertas de países europeus para prestar assistência a esta nação através do seu mecanismo de proteção civil.

Matthew atingiu o Haiti e o território cubano na última terça-feira, com ventos de 230 quilómetros por hora, devastando cidades e áreas de cultivo.

Devido aos temporais provocados pelo furacão o país suspendeu as eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo.



Cerca de 300 mil pessoas sem luz na Florida

O furacão chegou esta madrugada à Florida, nos EUA, e as autoridades emitiram ordens de evacuação para zonas que abrangem pelo menos três milhões de residentes.

O Matthew deverá chegar à Georgia e à Carolina do Sul no sábado, segundo o Centro Nacional de Furacões, em Miami.

De acordo com a NBC, cerca de 300 mil pessoas já estão sem eletricidade na Florida, com a chegada das primeiras chuvas torrenciais.

O furacão desceu de grau de intensidade de quatro para três (numa escala máxima de cinco), mas o alerta de perigo mantém para as próximas horas.

O governador da Florida, Rick Scott, disse que o Matthew pode ser o furacão mais destrutivo no estado desde a passagem do furacão Andrew, em 1992.

Barack Obama, disse, esta quinta-feira, que a situação é “séria” e recomendou que todas as áreas sejam “evacuadas sem hesitação”.

O presidente dos Estados Unidos declarou estado de emergência na Florida, Carolina do Sul e Georgia, de modo a permitir assistência federal.

As aulas já foram suspensas em várias localidades dos EUA e cerca de 2 milhões de pessoas que moram no litoral da Florida, da Carolina do Sul e da Geórgia começaram ontem a deslocar-se para o interior do país.

O serviço norte-americano de meteorologia alertou a população para a possibilidade de “perdas de vida” e “imenso sofrimento humano” para quem não tomar as medidas de precaução sugeridas pelas autoridades.

O Matthew já passou pelo Haiti, Jamaica, Cuba, República Dominicana e pelas Bahamas.


Em: http://zap.aeiou.pt/300-mortos-no-haiti-300-mil-desalojados-nos-eua-devido-ao-furacao-matthew-132966


Em: http://zap.aeiou.pt/a-caveira-da-morte-ja-reclamou-pelo-menos-820-vidas-no-haiti-133152

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di