Avançar para o conteúdo principal

O seu telemóvel pode estar a fritar o seu esperma

Um novo estudo feito por cientistas israelitas constatou que os níveis de esperma de homens que mantinham os telemóveis no bolso da frente das calças ficaram gravemente afetados.

Os rumores de que a radiação pode “fritar” os testículos dos homens existem desde que os celulares se tornaram suficientemente pequenos para caber no bolso das calças masculinas.

Mas há alguma prova científica por trás disso?

Aparentemente, sim.

Segundo a IFLS, uma nova revisão analisou 27 estudos que investigaram os efeitos da radiação electromagnética de radiofrequência sobre o sistema reprodutivo masculino.

Os investigadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriram que 21 desses estudos relataram algum tipo de consequência negativa.

Anteriormente, não tinha ficado claro se os efeitos negativos na saúde de manter o telefone celular no bolso tinham a ver com a radiação em si, ou com o calor que os aparelhos produzem.

Um novo estudo, realizado este ano por cientistas da Universidade Technion de Israel, constatou agora que os níveis de esperma de homens que mantinham os telefones no bolso da frente ficaram gravemente afetados em 47% dos casos, em comparação com apenas 11% nos que não colocavam.

Embora os investigadores tenham citado a radiação electromagnética como uma preocupação, eles acreditavam que o principal culpado era o calor emitido pelo telefone, que podia “cozinhar” o esperma.

A teoria do calor como sendo o principal factor prejudicial é interessante, pois numerosos estudos não encontraram nenhuma evidência de que as ondas de radiação do celular causem cancro no cérebro – uma outra lenda urbana semelhante.

Os autores do novo estudo argumentam que o esperma pode ser mais sensível que outras células do corpo.

Segundo os investigadores, a vulnerabilidade única da célula de esperma altamente especializada é particularmente susceptível ao stress oxidativo.

Os autores concluíram a revisão dizendo que são necessárias mais provas directas e controladas, para se ter uma resposta bem fundamentada.

Mas, com a confiança que o Mundo inteiro cada vez mais deposita nos seus telemóveis, é uma questão que os autores acreditam que deve ser definitivamente respondida o mais brevemente possível.


Em: http://zap.aeiou.pt/o-seu-telemovel-pode-estar-a-fritar-o-seu-esperma-130330

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...