Avançar para o conteúdo principal

Mais professores, aulas e alunos no ensino português em Timor

Educação. Cooperação no país, que já abrange 13 polos e a escola de Díli, chega ao 3.º ciclo de escolaridade e implica mais contratações

Quando o ano letivo arrancar em Timor-Leste, no próximo mês de janeiro, as escolas portuguesas que integram a rede do projeto CAFE (Centros de Aprendizagem e Formação Escolar), terão pela primeira vez centenas de alunos matriculados no 7.º ano de escolaridade, alargando uma oferta desde o pré-escolar que já abrange perto de 6000 estudantes.

O alargamento ao 3.º ciclo é a principal novidade daquele que, apesar de alguns contratempos, tem sido um dos mais bem sucedidos projetos da cooperação portuguesa com este país, e vai implicar o recrutamento de dezenas de professores adicionais, estando já a correr um concurso através da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE).

Ao DN, o Ministério da Educação explicou que o atual concurso abrange "um total de 30 vagas imediatas e 160 em Bolsa de Reserva". Estes docentes irão juntar-se aos 130 que estão já de serviço em Timor, com o estatuto de "agentes de cooperação", cujos contratos anuais foram renovados. A maioria das vagas destina-se precisamente a dar cobertura a disciplinas do 3.º ciclo, nomeadamente: Português, Inglês, História, Matemática, Física e Química e Biologia e Geologia.

O projeto CAFE abrange atualmente 13 centros espalhados pelos diferentes distritos do país. Com um protocolo recentemente renovado por quatro anos, veio substituir o antigo projeto Escolas de Referência, que pretendia criar polos distritais da Escola Portuguesa de Díli, inaugurada em 2002, ano da independência do País.

Esta expansão atesta a boa aceitação do modelo português, que inevitavelmente conduzirá à cobertura, pela cooperação portuguesa, de toda a escolaridade até ao 12.º ano, atualmente apenas existente no estabelecimento de Díli. De resto, os docentes portugueses contratados têm a dupla função de dar aulas e servir de mentores a professores locais.

No entanto, nem tudo tem corrido bem com a experiência. No ano passado, além de atrasos na abertura de dois centros, por falta de verbas, houve problemas como os vencimentos dos docentes.

Os professores contratados recebem um salário equivalente ao 1.º escalão da carreira docente portuguesa (entre 1071 e 1194 euros, dependendo do número de filhos que têm), pago pelo Estado português, que é acrescido de um subsídio de mil dólares (917 euros)por cada mês de trabalho, assumido pelas autoridades de Díli. Em 2015, houve atrasos na componente timorense, que levaram alguns dos professores portugueses a queixarem-se de estarem a viver situações insustentáveis. A situação acabou por ser desbloqueada, depois de o próprio ex-presidente timorense, Ramos Horta, ter intervido.

Espalhados pelo mundo

O ensino português está espalhado por todo o planeta. O Ministério da Educação tem ainda a seu cargo, com gestão e recrutamento local, escolas portuguesas em Angola (duas), Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Macau.

Já o ensino português no estrangeiro (EPE), que serve a diáspora (emigrantes e lusodescendentes) é tutelado desde há alguns anos pelo Instituto Camões.

Ao DN, esta instituição explicou que conta atualmente com "312 professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário" - menos dois do que no ano passado - além de "49 leitores da rede de ensino superior e organismos internacionais".

Alemanha, Espanha, Andorra, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França, Reino Unido, Suíça, África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué são os países servidos pelos docentes desta rede, que está ainda presente, através dos leitores, em países como os Estados Unidos da América, Luxemburgo, Quénia, Tailândia, Cuba, Tunísia, Índia e Canadá.


Em: http://www.dn.pt/portugal/interior/mais-professores-aulas-e-alunos-no-ensino-portugues-em-timor-5470521.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Rendas congeladas “desesperam” proprietários e inquilinos apontam despejos como medida “oportunista”

Foto: Rodolfo Alexandre Reis  Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que as propostas do Governo sobre o descongelamento das rendas são “minúsculas” e que mesmo em relação ao despejos “falta muito por esclarecer”. Já António Machado, líder da Associação de Inquilinos Lisbonenses considera que aumentar a liberalização dos contratos significa que “a parte mais fraca ainda fica mais fraca”. Concordam em discordar. É desta forma que os proprietários e inquilinos olham para o conjunto de medidas apresentadas pelo Governo sobre o novo regime do arrendamento urbano (NRAU). No lado da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), o presidente Luís Menezes Leitão, lamenta que o congelamento das rendas antigas a 1990, um dos principais cavalos de batalha da ALP se mantenha praticamente inalterado. “As alterações são minúsculas e só têm significado relativamente a inquilinos que ganhem acima de cinco salários mínimos mensais e mesmo assim estabelece a fi...

OpenAI deixa alerta após agentes de IA acederem a sites do governo dos EUA

 A OpenAI afirma ter alertado “dezenas” de instituições por todo o mundo de que os seus sites podem ter sido alvo de acessos indevidos por parte de bots de inteligência artificial (IA). Entre as entidades visadas estão organismos do governo norte-americano, universidades e agências públicas. A empresa OpenAI explicou que os agentes de inteligência artificial foram desenvolvidos e treinados para operar de forma maioritariamente autónoma, tendo como objetivo encontrar “fontes confiáveis de informação pública”. No entanto, alguns terão ultrapassados limites e tentado contornar as medidas de segurança existentes nos sites. Entre as instituições que os bots tentaram aceder estão a Securities and Exchange Commission (SEC), agência federal independente dos Estados Unidos responsável pela regulação dos mercados financeiros e pela proteção dos investidores, o Census Bureau, principal agência estatística do país, e o Departamento de Educação, responsável por matérias relacionadas com a educa...

Lei do arrendamento aprovada na generalidade

 Abstenção do Chega foi suficiente para alterar o regime de arrendamento urbano. Acordo trouxe algumas alterações à proposta de lei. A proposta de lei do Governo para alterar o regime de arrendamento urbano foi aprovada na generalidade no parlamento, devido à abstenção do Chega, após o Governo ter manifestado disponibilidade para negociar “melhorias” na especialidade. O documento foi aprovado na generalidade com os votos favoráveis do PSD, IL, CDS-PP, a abstenção do Chega e contra do PS, Livre, PCP, PAN, JPP e BE, tendo as restantes iniciativas dos partidos sobre este tema sido todas rejeitadas. O presidente do Chega e o líder parlamentar do PSD assinaram um acordo para introduzir, na discussão na especialidade, alterações ao pedido do Governo para rever o Novo Regime do Arrendamento Urbano. “Tendo o Governo apresentado na Assembleia da República proposta para alterar a legislação em matéria de arrendamento urbano e tendo o Chega apresentado vários dos elementos constantes da mesma...