Avançar para o conteúdo principal

7 serviços públicos com agendamento online


Estes são alguns dos serviços que tem de conhecer para lhe facilitar a vida.

Longe vai o tempo em que era preciso tirar uma manhã para tirar o cartão do cidadão ou o passaporte. Há cada vez mais serviços públicos essenciais que permitem agendamento online. Conheça sete, entre tantos outros, que vão certamente ser-lhe úteis, mais cedo ou mais tarde.

Cartão de Cidadão num CliqueEvite filas no momento de pedir, renovar, ou fazer alterações ao Cartão de Cidadão.Aqui pode agendar site, hora e local.

Passaporte EletrónicoComodamente, pode agendar uma data e uma hora no concelho que lhe convier para fazer o seu Passaporte Eletrónico Português. Com sorte, pode conseguir marcações na mesma semana, devido às desistências.

Carta de ConduçãoRenovar, alterar os dados ou pedir uma segunda via da carta de condução já é possível através de um agendamento online.

Marcação de casamento Se vai casar, também já pode dar início ao processo de casamento através de um agendamento eletrónico, que pode ser efetuado pelos noivos ou por um procurador. Aqui tem toda a informação necessária para iniciar o processo, antes de efetuar a marcação.

Ir ao Serviço de Estrangeiros e FronteirasAs conhecidas filas do SEF podem ser anuladas com uma simples marcação online para serviços como: renovar a Autorização de Residência; renovar o Cartão de Residência ou prolongar a permanência em Portugal. O agendamento pode ser feito no Portal do SEF.

Marcar uma consulta É possível hoje agendar uma consulta para os Cuidados de Saúde Primários tal como pedir a isenção de uma taxa moderadora. Estas são algumas das facilidades encontradas na Área do Cidadão do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Antes de ir para as filas certifique-se se já é possível fazer uma marcação online.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/7-servicos-publicos-com-agendamento-online

.

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...