Avançar para o conteúdo principal

Sabe como se proteger de uma trovoada?


Há medidas que ajudam a minimizar o risco de ser atingido por um raio.

É comum descrever-se uma chuva prolongada como uma tempestade. Mas, na verdade, uma tempestade tem mais que se lhe diga. Hoje damos-lhe mais informação sobre o que é uma trovoada, quais as possíveis consequências e como pode proteger-se.

O que é uma trovoada?
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que as tempestades em que se desenvolvem fenómenos como os relâmpagos, e cuja duração é relativamente curta, são definidas como trovoadas.

Consequências
As consequências podem passar por prejuízos avultados ou danos pessoais irreparáveis. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil nota que apesar de ser baixa a probabilidade de as pessoas serem atingidas por um raio, na verdade os estragos provocados pelas trovoadas causam – por vezes – mais fatalidades do que outros fenómenos que tendemos a levar mais a sério, como furacões ou tornados.

Como proteger-se?
São muitas as medidas que podem ajudá-lo a lidar com um fenómeno deste tipo. Anote bem.

A regra dos 30 segundos

Conte 30 segundos entre o momento em que vê o relâmpago e o momento em que ouve o trovão. Se este intervalo ficar abaixo de 30 segundos, isso significa que a trovoada se encontra perto e pode atingir o local onde se encontra.

Importa, por isso mesmo, seguir as seguintes recomendações:

- Fique em casa, feche as janelas e mantenha-se afastado dos vidros;
- Pode manter as luzes acesas, mas os aparelhos eletrónicos devem estar desligados;
- Evite torneiras abertas, água a correr e banhos;
- Na rua, procure abrigo dentro de edifícios ou de um carro (exceto se for descapotável)
- Não se abrigue debaixo de árvores isoladas ou outros objetos altos e vulneráveis;
- Evite topos de colinas e prefira vales ou ravinas;
- Evite áreas abertas, isoladas ou praias;
- Evite contacto com a água;
- Evite contacto com o metal (um condutor de eletricidade) seja nos acessórios, em motos ou bicicletas.
Em caso de emergência, ligue para o 112. Proteja-se.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/sabe-como-se-proteger-de-uma-trovoada

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...