Avançar para o conteúdo principal

Sabe onde estão os 50 radares SINCRO em Portugal?


Em julho de 2016 entraram em funcionamento os radares do novo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) que registaram até hoje mais de 400.000 infrações. Não se deixe apanhar e saiba onde se encontram.

Publicado às 08:35, 30 Out, 2019
O SINCRO, o sistema para deteção automática da infração de excesso de velocidade não necessita de intervenção humana, sendo composto por uma rede de locais de controlo de velocidade criteriosamente selecionados, mudando os radares de sítio dentro de uma lista de 50 cabines predefinidas. Dessas 50, apenas 30 têm radares, mas aos condutores nunca é revelada a informação de quais os ‘reais’ ou quais os ‘dissuasores’.


O objetivo deste sistema – os radares estão sinalizados com o sinal H43 – é promover o cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos e combater as velocidades excessivas através da fiscalização contínua e automática da velocidade de cada veículo.

Como funcionam?

Os SINCRO – à semelhança da grande maioria dos radares – funcionam através da emissão de ondas eletromagnéticas: quando um carro passa pela área que está a ser varrida pela emissão de ondas, o sinal é interrompido. O tempo de interrupção do sinal é usado pelo aparelho para calcular a velocidade a que o automóvel está a circular.

Existem também radares que fazem as leituras de velocidade através de ondas laser (LIDAR), sendo no entanto menos precisos do que os SINCRO. Apesar de terem um maior alcance em distância, a amplitude de um raio laser é menor que a amplitude das ondas eletromagnéticas – logo não é tão preciso na leitura da velocidade.

Quais os limites de velocidade?

Se acha que estes radares só disparam a partir de velocidades superiores a 120 km/h, desengane-se! Cada um deles está programado de forma diferente, consoante a zona em que está instalado.

Assim, nalgumas áreas, os SINCRO podem acionar, caso se ultrapasse um limite como o de 70 km/h, se for essa a barreira estabelecida na zona.

Multas

Os SINCRO controlam mesmo o excesso de velocidade e funcionam de forma eficaz, fotografando sem deixar margem para dúvidas. Por isso, é mais que certo que se passar por um destes radares acima da velocidade permitida naquele local, irá receber uma multa por excesso de velocidade em casa – e ficar com pontos a menos na carta de condução.

Importante: a lei permite um período de 15 dias úteis para recorrer da multa – caso não o faça (ou não lhe seja dada razão), terá mesmo de proceder ao pagamento da coima.


Onde estão os 50 postos SINCRO?

A1 (Lisboa/Porto) –>

A1, sentido Lisboa-Porto, km 2
A1, sentido Lisboa-Porto, km 189;
A1, sentido Porto-Lisboa, km 4;
A1, sentido Porto-Lisboa, km 42.

A2 (Lisboa/Albufeira) –>

A2, sentido Algarve-Lisboa, km 9;
A2, sentido Lisboa-Algarve, km 14.

A3 (Porto/Valença via Braga) –>

A3, sentido Porto-Valença, km 1;
A3, sentido Valença-Porto, km 3.

A4 (Porto/Amarante) –>

A4, sentido Porto-Amarante, km 8;
A4, sentido Amarante-Porto, km 15.

A5 (Lisboa/Cascais) –>

A5, sentido Cascais-Lisboa, km 1;
A5, sentido Cascais-Lisboa, km 5;
A5, sentido Lisboa-Cascais, km 7;
A5, sentido Lisboa-Cascais, km 8.

A7 (Póvoa de Varzim/Vila Pouca de Aguiar) –> sentido Póvoa de Varzim-Vila Pouca de Aguiar, km 38.

A8 (Lisboa/Leiria) –> sentido Lisboa-Leiria, km 11,4.

A20/VCI –> Km 12,3; Km 9,1.

A23 –> Km 18,6.

A24 (Coimbra/Vila Verde da Raia) –> km 93; km 98.

A25 (Aveiro/Vilar Formoso) –>

A25, entre Sever do Vouga e Reigoso, km 49;
A25, entre Reigoso e Oliveira de Frades, km 52;
A25, entre Oliveira de Frades e Vouzela, km 62.

A28 (Porto/Valença) –>

A28, na chamada “reta de Mindelo, km 21;
A28, na chamada “curva da morte”, na zona de Amorim, km 34.

A29 (Angeja) –> km 41; km 37; km 47.

IP3, Vila Verde da Raia/Figueira da Foz, km 69;
IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,7; Km 10,2;
IC17, Algés/Sacavém, km 13;
IC19, Lisboa/Sintra, km 5; km 6; km 10;
IC20, Almada/Costa de Caparica, km 1,7; 1,9; km 7.

EN1/IC2, km 125; km 186;
EN4, km 156;
EN6/Marginal, km 8;
EN6-3, km 0,7; km 1;
EN10, km 50;
EN125/ER125, km 68; km 102; km 48,7;
EN 223, Porto Carvoeiro/Ovar, km 19.

Não se esqueça

Já agora: não se esqueça de ter também em atenção aos radares móveis (usados pela PSP e GNR), os 18 radares fixos (16 localizados no túnel da CRIL, em Lisboa, dois na A25, em Viseu, e geridos pelas forças policiais na Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) e os radares fixos com pórticos (geridos pelas Câmaras de Lisboa e Porto).

https://automonitor.sapo.pt/2019/10/30/novidades/noticias/sabe-onde-estao-os-50-radares-sincro-em-portugal/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Maria Luís Albuquerque: “Pensamos que os depósitos bancários são seguros, mas seguro é que perdemos dinheiro com eles”

Maria Luís Albuquerque, que neste momento tenta implementar a união de poupança e investimentos na Europa, volta a reforçar a importância da literacia financeira, e lembra que a estratégia europeia inscrita neste programa irá avançar no primeiro trimestre  Maria Luís Albuquerque, comissária europeia com a pasta dos Serviços Financeiros e Mercado de Capitais, reforça que esta é a hora de se avançar em conjunto a união de poupanças e investimento, salientado a importância de os investidores olharem além dos depósitos bancários, um dos instrumentos mais usados pelos portugueses na hora de investir. "Nós pensamos que os depósitos bancários são seguros, eu neste momento diria que é seguro que perdemos dinheiro. A percepção de risco é algo que tem de ser trabalhado. Lá chegaremos", disse a comissária na conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). "Temos um pilar de investimento e financiamento, para canalizar poupanças privadas para investimentos pr...

A quem pertencem as operadoras em Portugal? Woo, Nowo, Amigo e outras

Para diversificar a oferta de internet, as empresas de telecomunicações começaram a lançar novas operadoras. Enquanto algumas oferecem pacotes com internet fixa e móvel, serviços de telefonia e até televisão, outras se concentram apenas em oferecer internet. Por esse motivo, o mercado já está cheio de novos nomes. Mas a quem pertence cada uma dessas operadoras? Woo A quem pertence:  NOS Eleita o Produto do Ano 2023 na categoria Tarifários à Medida e Escolha do Consumidor 2023 na categoria Tarifários Móveis, a Woo foi a primeira operadora 100% digital. Propriedade da NOS, trata-se de uma aplicação para smartphone para clientes que precisam apenas de internet. Na aplicação, é possível aderir facilmente em apenas três minutos, alterar ou desativar a subscrição, consultar saldos, configurar o router (no caso da internet fixa) e a velocidade da internet, sem fidelização. Inclusive, é possível aderir à Woo mesmo que já tenhas contrato com outra operadora. A Woo pode ser usada em territór...