Avançar para o conteúdo principal

6 dicas de segurança simples para todos os usuários do Windows 10


Aprenda a proteger o seu dispositivo com dicas para desativar aplicativos inúteis até mesmo baixar soluções antivírus e firewalls
Adotar métodos de segurança para proteger o seu Windows 10 não precisa ser necessariamente complicado. Com uma leitura rápida, você pode habilitar alguns recursos básicos de segurança para o seu sistema e desativar outros que podem ser mais chatos, sem comprometer seu computador.

Veja a seguir 6 dicas de segurança que todo usuário de Windows 10 deveria adotar:


1. Crie seu ponto de salvamento (restauração do sistema)

A primeira coisa que você deve fazer com um Windows 10 é habilitar a restauração do sistema. Imagine isso como um “ponto de salvamento” para a sua máquina: se as coisas derem errado enquanto você tenta configurar sua máquina, você pode voltar para esse estágio inicial e começar de novo. A função vem desativada no Windows 10; ou seja, é necessário ativá-la manualmente seguindo estas etapas:

Na caixa de pesquisa da Windows busque por "Criar ponto de restauração”;
Selecione o painel de controle;
Quando a caixa das Propriedades do Sistema aparecer, clique na aba de Proteção de Sistema;
Selecione a unidade em que o Windows está instalado. Para a maioria das pessoas, esse será o C drive;
Clique em configurações;
Clique em “Ativar a proteção do sistema” e depois em OK.

A partir de agora, você pode sempre voltar para a caixa de propriedade do sistema e clicar em “Restauração do Sistema” para traze-lo para o momento em que criou o ponto de salvamento.


2. "Mate" os bloatwares

Uma das coisas mais desagradáveis em ter uma máquina com o Windows 10 é que ela nunca é realmente nova. Afinal, mesmo que você compre da fábrica, a Microsoft e o fabricante provavelmente terão enchido a máquina com Bloatwares, programas disfuncionais, indesejáveis ou versões de teste que irão tomar espaço disponível no computador, diminuirem a vida útil da bateria e eventualmente se tornarem ‘vulneráveis’.

Para acabar com esses aplicativos:

Vá para o início, a seguir em configurações e depois em Aplicativos;
Você deverá prestar atenção em todos os seus aplicativos instalados na seção de Apps & Recursos;
Clique com o lado direito do mouse em cima do aplicativo que deseja desinstalar e selecione a opção; simples assim.


3. Orientações iniciais para o seu software

Agora que você controlou um pouco dos bloatwares, convêm proteger seus outros programas e drivers, garantindo que eles estejam sempre atualizados. Fazer isso elimina o risco de infecções por vírus e malwares. A maneira mais fácil de fazer isso é baixando o Atualização para Assistente do Windows e seguir os seguintes passo.

Se você teve algum problema com o processo automático existem algumas opções:

Vá para o Início e depois para Configurações;
Selecione Atualizações & Segurança e depois em Atualizações do Windows.


4. Crie uma conta local

Por padrão, fazer login no Windows 10 significa usar sua conta da Microsoft e um recurso como esse faz com que todas as alterações feitas enquanto estiver na nova máquina sejam sincronizadas automaticamente em todos os outros dispositivos conectados.

Apesar de parecer um recurso conveniente, a função pode comprometer vários dispositivos caso algo (ou alguém) afete sua conta da Microsoft. Portanto, crie uma conta única para você usar na sua máquina com o Windows 10:

Vá para o Início e depois em Configurações;
Clique em contas, em seguida em ‘seu e-mail e contas’ na coluna do lado esquerdo;
Clique no link que diz: logue em uma conta local;
Insira uma senha que você normalmente usa para logar na sua conta da Microsoft e depois em próximo;
Crie um usuário, senha e uma dica de senha, depois do processo clique em próximo;
Faça Log-out e encerre.


5. Desative o monitoramento de localização e de privacidade

O Windows 10 automaticamente monitora a sua localização e o seu comportamento para fins de marketing. Para desativar os dois recursos você pode seguir os passos a seguir:

Vá para o Início e depois em Configurações;
Clique em Privacidade, o ícone que parece um cadeado;
Clique em Localização, em seguida desative de On para Off.
Para desativar as propagandas:

Volte para a tela de privacidade em que você estava;
Desligue as configurações que habilitam o uso de publicidade baseado nos aplicativos.


6. Ative o seu firewall e antivírus

Se você usa o Windows por um tempo, já deve conhecer o Centro de Segurança do Windows Defender, que é um bom primeiro passo para monitorar a saúde do seu computador, mas que, sozinho, não é suficiente. Uma camada de segurança já está construída no Windows 10 e você deve aproveitar isso e habilitar firewall e antivírus. Siga o passo a passo abaixo

Volte para o Painel de Controle e depois em Sistemas e Segurança;
Clique em Windows Defender Firewall e então, clique em ligar Windows Defender Firewall ou desativa-lo;
Clique no botão que diz Ligar o Windows Defender Firewall nas configurações de rede pública e rede privada;
Marque a caixa que diz “Me notofique quando o Windows Defender Firewall bloquear algum aplicativo”.

https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/seis-dicas-de-seguranca-simples-para-todos-os-usuarios-do-windows-10/92031

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...