Avançar para o conteúdo principal

Volkswagen quer produzir baterias sólidas em 2025

Um investimento de 100 milhões de dólares torna a Volkswagen a maior acionista da QuantumScape, uma empresa que está a desenvolver a tecnologia de baterias sólidas.

O envolvimento da Volkswagen com a empresa norte-americana QuantumScape começou em 2012, com a colaboração dos departamentos de investigação e desenvolvimento das duas empresas. A ligação entre o fabricante de automóveis alemão e a empresa norte-americana foi agora reforçada. Em termos práticos, o investimento de 100 milhões torna a Volkswagen a maior acionista da QuantumScape. O que significa que, se a transação for aprovada pelas autoridades reguladoras, a Volkswagen passa, efetivamente, a controlar a QuantumScape que detém cerca de 200 patentes na área das baterias sólidas.

De acordo com o comunicado da marca alemã, o objetivo deste investimento é produzir em série baterias sólidas em 2025. Baterias que serão usadas para equipar veículos elétricos. No mesmo comunicado, a Volkswagen dá um exemplo concreto das vantagens das baterias sólidas: «Por exemplo, a tecnologia de baterias sólidas permitiria aumentar a autonomia do VW E-Golf para cerca de 750 km comparado com os 300 km atuais». Isto para baterias de dimensão similar.

De facto, as baterias sólidas têm sido anunciadas como uma revolução na tecnologia de acumulação de energia. Vários investigadores garantem que, quando comparadas com as baterias atuais de iões de lítio, esta tecnologia permite uma densidade muito superior (mais energia acumulada em menos espaços), maior segurança (não têm risco de incêndio), capacidade de suportar uma potência de carregamento mais elevada e uma longevidade superior.


Recorde-se que uma das investigadores líderes nesta área é a portuguesa Helena Braga, que trabalha no desenvolvimento de baterias sólidas com John B. Goodenough, considerado o “pai” das baterias de iões de lítio. Como a Exame Informática noticiou em primeira mão, o projeto destes dois investigadores tem vindo a criar grande entusiasmo na comunidade científica.

Helena Braga esteve recentemente em Portugal e explicou, em pormenor, a tecnologia de baterias sólidas numa entrevista à Exame Informática.

http://exameinformatica.sapo.pt/mobilidade_inteligente/2018-06-22-Volkswagen-quer-produzir-baterias-solidas-em-2025

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O que se sabe sobre a esfera 'alienígena' que pousou na Colômbia?

Em 2025, uma descoberta inusitada chamou a atenção de cientistas e moradores de  Buga , uma cidade no departamento de  Vale do Cauca , na Colômbia. Uma esfera prateada, descrita por alguns como  "alienígena",  foi encontrada após testemunhas relatarem ter visto o objeto realizando movimentos no céu antes de  "pousar"  na região. A cidade, conhecida por seu santuário religioso e belas paisagens, tornou-se o centro de um mistério que desperta curiosidade e especulação. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas Foto: Reprodução / Perfil Brasil O objeto, que foi rapidamente recuperado após seu pouso, possui características intrigantes. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas de material semelhante a metal. No interior, foram encontradas 18 microesferas que circundam um núcleo ce...