Avançar para o conteúdo principal

Tesla. Gigafactory vai de Portugal para Alemanha?

Parece que a Gigafactory europeia da Tesla, aquela que tinha alguma hipótese de vir a ser construída em Portugal, já terá destino. Segundo uma “dica” do próprio Elon Musk, a Alemanha será a favorita.

A Tesla é boa a criar nomes que mexem com as pessoas e as suas gigafábricas ão disso um bom exemplo. A marca americana tem uma fábrica na Califórnia, onde produz todos os seus modelos e é de longe a sua principal instalação fabril. Mas a mais badalada é a gigafactory no Nevada, no Estado vizinho, onde (de momento) apenas se fabricam baterias. Quando estiver a trabalhar em pleno, vai criar packs de baterias capazes de alimentar até 1.500.000 carros por ano (numa segunda fase, vai igualmente fabricar automóveis), número que a marca americana só vai atingir depois das linhas dos Model S, X, 3 e Y estarem a trabalhar em pleno, e já com o Roadster e o Semi à mistura.

Mas isso não impediu a Tesla de avançar com a segunda gigafactory na China (em Xangai, depois de os chineses alterarem a lei que obrigava os investidores estrangeiros a oferecer 50% a um sócio local), de onde vão sair baterias e carros em simultâneo, dado que as baterias são caras e pesadas, sendo aconselhável serem produzidas próximo dos veículos que as vão utilizar, pois o seu transporte é oneroso.

Mas semanas depois de decidir avançar com a gigafábrica em Xangai, eis que Musk começa já a falar da europeia, em que Portugal era um dos países considerados mais bem colocados. E o favoritismo tinha várias origens, com a presença do lítio necessário à produção das baterias a ser um dos factores. Contudo, parece que a Alemanha puxou dos galões e tudo indica que será no maior e mais forte país europeu – aqui considerando apenas a economia, riqueza produzida e número de habitantes, deixando pois de lado o futebol – que a terceira gigafactory vai surgir.

A Tesla já comprou um reputado fabricante germânico de robôs em 2016, a Grohmann Engineering, pelo que já conhece o potencial de trabalho e a eficiência naquela parte do globo e, ao que parece, durante uma entrevista à britânica Autocar, o seu CEO terá dado uma pista que seria a Alemanha a receber a gigafactory europeia, ali em Prüm, bem perto da Grohmann e também da fronteira com França e o Luxemburgo.

Esta opção, má para os portugueses, faz todo o sentido para a marca americana, pois é a Grohmann que fabrica os robôs de que as futuras instalações necessitam. As negociações ainda estão em curso, pelo que a corrida está longe de estar encerrada. Mas o que parece óbvio é que a Tesla pretenderá ter uma gigafactory para cada continente.

https://observador.pt/2018/06/21/tesla-gigafactory-vai-de-portugal-para-alemanha/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...