Avançar para o conteúdo principal

Só metade dos comboios da CP está a funcionar

A Comboios de Portugal só tem metade de toda a sua frota a funcionar. Dos 795 comboios da empresa, apenas 374 estão em funcionamento, aponta o Relatório e Contas de 2017.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança com a notícia esta segunda-feira, o documento aponta a compra de material circulante como “prioridade” para 2018. No entanto, segundo noticiou o Público neste domingo, o Governo só estaria disposto a comprar 22 comboios para o serviço regional da CP – deixando de fora o reforço de operação de longo curso, o Intercidades e o Alfa pendular.

Face às notícias avanças, o Ministério do Planeamento reagiu em comunicado, dizendo que o processo de compra estava a ser preparado para os serviços suburbanos, regionais e de longo curso. O executivo não concretizou, no entanto, quantos veículos esta compra iria envolver.

O jornal Público colocava o cenário de uma possível privatização do serviço de longo curso. Pedro Marques, ministro do Planeamento, assegurou ser “fantasioso o cenário de privatização de qualquer atividade da CP”.

No relatório de 2017, o presidente da Comboios de Portugal, Carlos Nogueira, mostrava-se preocupado com “liberalização do mercado nacional do transporte ferroviário de passageiros”, que abriria o mercado às empresas estrangeiras.

Fonte oficial do Governo, citada pelo CM, explicou que esta liberalização acontecerá a nível europeu, não tendo “qualquer relação” com uma eventual privatização da CP.

O Relatório e Contas da CP mencionava ainda que os níveis de pontualidade da empresa têm vindo a diminuir.

A CP tem enfrentado alguns problemas com falhas e supressão de linhas, chegando-se a descrever uma situação à beira do colapso. Foi anunciado que no próximo mês de Agosto, a CP vai reformular os horários, passando, inevitavelmente por uma redução da oferta, com menos comboios em praticamente todas as linhas e serviços.

Também em agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto.

https://zap.aeiou.pt/so-metade-comboios-cp-estao-funcionar-212527

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di