Avançar para o conteúdo principal

Sócrates desconhecia a diferença entre IRS e IVA ou que tinha que pagar impostos

Sócrates desconhecia regras fiscais básicas (nem sabia que recibos verdes pagam impostos)

Escutas da Operação Marquês revelam que José Sócrates não tinha conhecimento de regras fiscais básicas, como a diferença entre o IRS e o IVA, nem sabia que os recibos verdes pagam impostos.

As transcrições das escutas telefónicas da Operação Marquês deixam patente que José Sócrates não sabia a diferença entre IRS e IVA, nem que os trabalhadores independentes que recebem os chamados Recibos Verdes têm que pagar imposto.

Em algumas destas escutas, citadas pelo CM, o ex-primeiro-ministro é ouvido em conversas com o seu contabilista, denotando falta de conhecimento de regras fiscais elementares.

“Se eu pagar IRS, não recebo nada”, diz Sócrates a dada altura numa das escutas citadas na edição desta quinta-feira do CM.

O jornal acrescenta que o Ministério Público conclui também que o ex-governante não abria as cartas que recebia em casa, nomeadamente as que incluíam contas para pagar.

Da mesma forma, realça o Correio da Manhã, José Sócrates “não fazia ideia de que havia débitos directos”, e não teria conhecimento de que, não tendo saldo na conta bancária, o banco devolve automaticamente os pagamentos às partes credoras.

A acusação do Ministério Público define Sócrates como um “consumidor compulsivo”, que “gastava o que tinha e o que não tinha” – em certas alturas, “gastava numa semana os 25 mil euros que recebia por mês” – e que contava com a “boa vontade da sua gestora de conta” na Caixa Geral de Depósitos para resolver as aflições financeiras.

Estas escutas, transcritas no processo Marquês, “servem para mostrar que o dinheiro de José Sócrates parecia não ter fim“, o que, segundo o Ministério Público, “contraria as declarações do próprio em primeiro interrogatório judicial”, onde o ex-primeiro-ministro garantia viver com dificuldades e com a ajuda da mãe e do amigo.

No âmbito da Operação Marquês, José Sócrates foi acusado de 31 crimes económicos pelo Ministério Público: três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

https://zap.aeiou.pt/socrates-desconhecia-regras-fiscais-basicas-sabia-recibos-verdes-pagam-impostos-178209

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di