Avançar para o conteúdo principal

Andaluzia também quer independência anexando o Alentejo e Algarve

Depois da Catalunha, a Andaluzia admite também pedir a independência de Espanha, com uma ideia “filosófica” no horizonte que passa por formar uma República que junte a região espanhola, o Alentejo, o Algarve e o Rife Marroquino.

Numa altura em que o presidente do Governo regional da Catalunha garante que vai avançar com a declaração unilateral da independência da região, após os resultados do referendo de 1 de Outubro passado, há um movimento independentista andaluz, intitulado Assembleia Nacional da Andaluzia, que admite fazer o mesmo.

O movimento tem marcada uma declaração simbólica de independência da Andaluzia para o próximo dia 4 de Dezembro, explica o seu presidente, Pedro Inácio Altamirano, em declarações à TSF.

“No dia 4 de Dezembro vamos criar uma espécie de governo da República – virtual – para que os andaluzes possam observar como se governa a Andaluzia a partir da Junta de Andaluzia e de Madrid e como se poderia governar a Andaluzia a partir de um governo de uma República”, explica Altamirano.

O responsável do movimento nota que se trata, para já, apenas de uma “experiência”, mas com um intuito muito claro no horizonte.

“O que queremos, os andaluzes, é proclamar a nossa independência, para partir daí fortalecer e conseguir uma República co-federal de povos ibéricos“, frisa Altamirano na TSF.

Essa República Andaluza seria constituída pela Andaluzia, pelo Alentejo, pelo Algarve e pelo Rife Marroquino, região no nordeste de Marrocos que já foi um estado independente. “Evidentemente que estamos a falar de conceitos filosóficos de cultura e de uma relação de irmandade”, trata de realçar, ainda, Altamirano.

Todavia, o movimento andaluz, que apoia a pretensão de independência da Catalunha, considera que o caso catalão pode acelerar uma “reforma constitucional e política” que Altamirano diz que é “necessária com urgência no Estado espanhol”, levando a uma reconfiguração das fronteiras do país.

“Se há algum povo com identidade própria é a Andaluzia”, explica o mesmo responsável em declarações ao site espanhol Diário Crítico. “Por isso, ninguém deve duvidar de que se a Catalunha se independentizar, a próxima será a Andaluzia“, acrescenta.

https://zap.aeiou.pt/andaluzia-tambem-quer-independencia-formar-republica-filosofica-alentejo-algarve-176309

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di