Avançar para o conteúdo principal

5 coisas bem menos perigosas mas que, ao contrário das armas, são proibidas na América

O massacre de domingo em Las Vegas, que deixou um total de 59 mortos, atiçou o debate sobre o acesso às armas nos Estados Unidos, com as inevitáveis comparações entre a facilidade de comprar legalmente uma arma no país e algumas proibições surpreendentes


OVOS KINDER SUPRESA

Se por cá estão em qualquer super ou até mini-mercado, nos EUA são proibidos. Os ovos Kinder Supresa, um ovo de chocolate com brinde no interior, foram interditos pela Food and Drug Administration (FDA), o organismo responsável pela segurança alimentar e dos medicamentos nos Estados Unidos, com o argumento de que a surpresa no interior representa perigo de sufocação.

HAGGIS

Russell Cheyne/ Reuters
A iguaria tradicional escocesa (vísceras de carneiro picadas e ligadas com aveia e vários temperos, cozinhadas no bucho do animal) é proibida nos EUA desde 1971. E de nada valeram, até agora, os apelos dos cidadãos de origem escocesa, dizendo que não ter haggis nas suas festas tradicionais é o equivalente a não ter peru no Dia de Ação de Graças.

LIVROS PUBLICADOS ANTES DE 1985

Na origem da proibição da venda de livros impressos antes de 1985 está o receio de que a tinta usada contenha chumbo, um metal que tinha então as mais variadas aplicações mas que agora se sabe poder ter sérias consequências na saúde, incluindo danos cerebrais. Em casos mais graves, pode mesmo conduzir à morte.

APANHAR ÁGUA DA CHUVA

No estado norte-americano do Colorado, é ilegal recolher água da chuva, ao abrigo de uma lei com mais de um século sobre a "colheita" de água. As autoridades consideram que uma vez que a água da chuva se infiltra no solo e abastece reservatórios substerrâneos e rios (cujo uso é rigorosamente controlado) impedir esse percurso é roubo.

ABSINTO (VERDADEIRO)

É possível comprar absinto nos EUA, mas não o "verdadeiro", feito a partir da planta que lhe dá o nome e que tem na sua composição pequenas quantidades de um composto químico, potencial causador de espasmos musculares e convulsões. Assim, a bebida à venda nos Estados Unidos com a designação "absinto" também é verde mas... não é absinto, na verdade.

http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2017-10-03-5-coisas-bem-menos-perigosas-mas-que-ao-contrario-das-armas-sao-proibidas-na-America?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2017-10-04

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...