Avançar para o conteúdo principal

Fazer jejum aumenta esperança média de vida

O jejum está, normalmente, associado à perda de peso, mas, de acordo com o japonês Yoshinori Ohsumi, Nobel da Medicina deste ano, também ajuda a rejuvenescer o nosso corpo e, logo, a aumentar a esperança média de vida.

Yoshinori Ohsumi defende que o jejum ajuda as células a “comerem-se” umas às outras (o chamado processo de autofagia) e que isso renova-nos.

Agora, a grande questão é saber como jejuar de forma segura e que seja benéfica para o nosso corpo. Um grupo de investigadores brasileiros está a tratar de descobrir como o poderemos fazer, avança o portal Uol.

A lógica de Yoshinori Ohsumi é que a autofagia é um importante mecanismo de auto-limpeza que existe em todas as células do nosso corpo.

A redução desse mecanismo provoca a acumulação de componentes danificados, que levam à morte das células e ao desenvolvimento de doenças. Portanto, manter a autofagia activa seria uma forma de prevenir problemas.

“A autofagia não fica activa o tempo todo. Mas a restrição de nutrientes é uma forma de burlar isso”, disse ao Uol Luciana Gomes, investigadora do Laboratório de Reparo de DNA da Universidade de São Paulo.

Essa auto-limpeza no organismo é activada quando a célula está em situações de stress, como ao fumar um cigarro, ao ficar algum tempo sem se alimentar ou até algo menos radical do que o jejum, como a restrição do consumo de alimentos, segundo se descobriu agora.

Note-se que a redução de calorias deve variar entre 20% e 60% e ser relativa aos hidratos de carbono e proteínas, de acordo com as pesquisas realizadas até ao momento.

O tempo da privação de nutrientes e do jejum também não deve ser muito longo, já que assim a célula começa a “comer” os componentes bons. A duração ideal é de 12 horas ou, no máximo, 24 horas.

Para resultar em pleno, o jejum terá de ser feito de forma periódica e em pessoas saudáveis. No caso da redução calórica, precisaria de ser permanente para produzir efeitos, tal como foi verificado nos testes já feitos em animais.

O resultado é um aumento de 30% da esperança média de vida.

Mas como é irreal e difícil uma redução calórica permanente, continua a busca para descobrir a indicação ideal de frequência do jejum para garantir esses benefícios.


Em: http://zap.aeiou.pt/jejum-aumenta-esperanca-media-vida-139795

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O que se sabe sobre a esfera 'alienígena' que pousou na Colômbia?

Em 2025, uma descoberta inusitada chamou a atenção de cientistas e moradores de  Buga , uma cidade no departamento de  Vale do Cauca , na Colômbia. Uma esfera prateada, descrita por alguns como  "alienígena",  foi encontrada após testemunhas relatarem ter visto o objeto realizando movimentos no céu antes de  "pousar"  na região. A cidade, conhecida por seu santuário religioso e belas paisagens, tornou-se o centro de um mistério que desperta curiosidade e especulação. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas Foto: Reprodução / Perfil Brasil O objeto, que foi rapidamente recuperado após seu pouso, possui características intrigantes. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas de material semelhante a metal. No interior, foram encontradas 18 microesferas que circundam um núcleo ce...