Avançar para o conteúdo principal

Economia está a cair de forma mais lenta, revela hoje INE

Clima económico também mantém queda mais lenta, fator que já se verifica há cinco meses.

Consumo privado trava queda mais acentuada da Economia

Clima económico também está a abrandar

A economia continua em queda, mas segundo o Instituto Nacional de Estatística, o recuo está mais lento. No mês de abril, a actividade económica recuou 1,8 pontos, valor que compara com a queda de 2,6 pontos registada no mês de março.

Na Síntese Económica de Conjuntura, o INE justifica este facto com o consumo privado cuja diminuição homóloga foi ligeiramente menos intensa em abril, “em resultado da evolução negativa menos acentuada do consumo corrente". Como detalha, este indicador “diminuiu de forma menos expressiva em abril, refletindo sobretudo o contributo negativo menos expressivo da componente de construção e, em menor grau, o contributo positivo da componente de material de transporte".

Da mesma forma, o clima económico em Portugal também continua com uma queda menos pronunciada, factor que já se verifica pelo quinto mês consecutivo, embora ainda se mantenha próximo do valor mínimo atingido em dezembro de 2012, devido à recessão económica do País.

Como se pode ler hoje, "em Portugal, o indicador de clima económico manteve em Maio o perfil ascendente observado desde o início do ano, após ter registado o mínimo da série em Dezembro".
De acordo com o INE, o indicador de clima económico fixou-se em -3,2 pontos no mês de maio, o que compara com os -3,6 obtidos em abril e com os -4 pontos verificados em maio do ano passado.

De qualquer forma, a redução em maio foi menos expressiva que a verificada em abril.


Em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO183601.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook