Avançar para o conteúdo principal

Economia está a cair de forma mais lenta, revela hoje INE

Clima económico também mantém queda mais lenta, fator que já se verifica há cinco meses.

Consumo privado trava queda mais acentuada da Economia

Clima económico também está a abrandar

A economia continua em queda, mas segundo o Instituto Nacional de Estatística, o recuo está mais lento. No mês de abril, a actividade económica recuou 1,8 pontos, valor que compara com a queda de 2,6 pontos registada no mês de março.

Na Síntese Económica de Conjuntura, o INE justifica este facto com o consumo privado cuja diminuição homóloga foi ligeiramente menos intensa em abril, “em resultado da evolução negativa menos acentuada do consumo corrente". Como detalha, este indicador “diminuiu de forma menos expressiva em abril, refletindo sobretudo o contributo negativo menos expressivo da componente de construção e, em menor grau, o contributo positivo da componente de material de transporte".

Da mesma forma, o clima económico em Portugal também continua com uma queda menos pronunciada, factor que já se verifica pelo quinto mês consecutivo, embora ainda se mantenha próximo do valor mínimo atingido em dezembro de 2012, devido à recessão económica do País.

Como se pode ler hoje, "em Portugal, o indicador de clima económico manteve em Maio o perfil ascendente observado desde o início do ano, após ter registado o mínimo da série em Dezembro".
De acordo com o INE, o indicador de clima económico fixou-se em -3,2 pontos no mês de maio, o que compara com os -3,6 obtidos em abril e com os -4 pontos verificados em maio do ano passado.

De qualquer forma, a redução em maio foi menos expressiva que a verificada em abril.


Em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO183601.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di