Avançar para o conteúdo principal

Actuais passes de 200€ passarão a 1 único passe social de 70€

Transportes: passe social único pode chegar em 2014

18 municípios da AML estão «próximos de um consenso»

O Coordenador do Grupo de Vereadores da Mobilidade e dos Transportes dos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) afirmou esta segunda-feira que um passe social único para toda a AML pode ser realidade já em 2014.

Joaquim Santos falava no encerramento da conferência «A região metropolitana, a mobilidade e a logística», que decorreu hoje, na capital.

Em declarações à agência Lusa, Joaquim Santos afirmou que os 18 municípios da AML estão «próximos de um consenso» sobre a resposta ao projeto da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa para o alargamento do passe social intermodal a toda a área metropolitana.

Os municípios, explicou, vão propor alterações de formato - «passando de cerca de 44 para 23 zonas» - e de preço, sugerindo que se fixe como limite do passe o preço que os utentes pagam hoje pelo L-123, menos de 70 euros.

«Os preços apresentados parecem-nos muito elevados. Pensamos que não existem condições na economia, no rendimento das famílias, para suportá-los», acrescentou o autarca, citado pela Lusa.

Na perspetiva da AML, estas alterações vão «possibilitar um aumento da rentabilidade económica e social do sistema de transportes» e «podem significar a alteração histórica» de uma tendência de «décadas de perda de utentes».

«Esta proposta vai obrigar a autoridade de transportes a efetuar alguns estudos, mas se eles forem efetuados nos próximos dois, três meses, como achamos exequível, cremos que em 2014 haverá condições para avançar», disse.

No encerramento da conferência, concluiu-se ainda pela necessidade de «garantir uma visão política regional» à gestão dos transportes: «Precisamos de uma região administrativa eleita, que comande o gestor operacional dos transportes. Estes gestores operacionais têm que estar subordinados a uma visão política. E a visão política que falta é a visão regional. Daí defendermos a regionalização. Podia já começar-se pela AML, elegendo pessoas para coordenarem esta área dos transportes», defendeu Joaquim Santos.

Este encontro ficou marcado pelos protestos que, durante a manhã, impediram o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, de falar, levando mesmo o governante a abandonar a sala. Cerca de duas dezenas de manifestantes da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) levantaram-se, rindo e a gritando: «Queremos o nosso dinheiro, este Governo para a rua».

Joaquim dos Reis Marques, presidente da Comissão Permanente de Transportes e Mobilidade da Assembleia Metropolitana de Lisboa, afirmou que «lamenta» o sucedido, mas destacou que, para a Assembleia Metropolitana de Lisboa, «o importante é o debate sobre a mobilidade e os transportes, que é premente».


Em: http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/transportes-passe-social-unico/1456564-6377.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...