Avançar para o conteúdo principal

Reservas de Ouro só pagariam 8% da dívida pública

Solução podia aplicar-se a Portugal, cujas reservas são grandes. 90% das reservas estrangeiras são em ouro.

Mas Todo o ouro do Banco de Portugal só paga cerca de 8% do total da dívida pública

Depois do rumor de venda de ouro do Chipre para ajudar a pagar o resgate da Troika, o debate sobre se os países endividados devem ou não colocar o seu ouro no mercado para aliviarem parte do resgate está em cima da mesa.

De acordo com a Reuters, esta pode ser uma solução para os países endividados da zona euro. Entre, por exemplo, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha há mais de 3.230 toneladas de ouro que valem mais de 125 mil milhões de euros, a preços atuais.

Apesar da quota de leão pertencer à Itália – 2.451,8 toneladas –, a verdade é que Portugal e Espanha também possuem reservas consideráveis. Aliás, em Portugal o ouro representa 90% das reservas estrangeiras, valendo, no caso de Itália, 72.2%. Em contraste, na Índia valem 10% do total.

Contudo, diz a Reuters, isto estaria longe de ser a “bala mágica”que resolveria os problemas da dívida. Por exemplo, em Itália as reservas de ouro valem 95 mil milhões de euros, face a uma dívida de 1.685 biliões.Em Portugal, o panorama não é muito melhor. De acordo com a Rádio Renascença, as reservas de ouro do Banco de Portugal valiam, no início do mês, 16.7 mil milhões de euros. O total da nossa dívida pública vai nos 200 mil milhões de euros.

Contudo, uma venda massiva também poderia ter o efeito colateral de baixar os preços, sendo que os mercados estão preocupados que o Chipre não seja caso único, avisa um negociante de ouro.
“É uma potencial mudança de jogo para o mercado”, acrescentou. “Dado que Portugal rejeitou grande parte do seu plano de austeridade e como eles têm 90% das reservas estrangeiras em ouro, isso significa que talvez lhe seja pedido para vender parte?”, interroga-se.


Nada pode ser feito sem autorização

Há barreiras à venda de ouro por parte dos bancos centrais para conseguirem alcançar as metas financeiras. O artigo 7º do Protocolo do Sistema Europeu de Bancos Centrais, que garante a independência dos bancos centrais do poder político, faz com que se o banco central não quiser vender o ouro, o poder político não o pode contrariar.

Em 2009, o Banco Central Europeu foi contra a proposta do governo italiano de cobrar 6% em ganhos de capital, na folha de balanços do seu banco central, onde se incluiam aparentemente participações de ouro.

O analista sénior da GFMS refere que o objetivo do Tratado prende-se com “assegurar o objetivo primário da política monetária que é a estabilidade dos preços”. E relembra: “O Bundesbank teve uma série de disputas com o Bundestag relativamente a esta questão e o banco ganhou sempre”, diz.

Desde 2009- quando a França vendeu 17.4 toneladas de ouro – não houve grandes vendas na zona euro, verificando-se apenas pequenas alienações, sobretudo para cunhagem de moeda.


Em : http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO139597.html?page=0

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...