Avançar para o conteúdo principal

OCDE antecipa recuperação económica em Portugal

OCDE antecipa crescimento da economia nacional por seis a nove meses, com uma prestação mais favorável do que a da Zona Euro

OCDE prevê crescimento sustentado em Portugal.

A OCDE antecipa um crescimento consolidado da economia portuguesa durante os próximos seis a nove meses. Segundo os indicadores compósitos avançados, divulgados hoje pelo organismo, Portugal atingiu em fevereiro os 100,28 pontos. Isto significa que o ritmo de crescimento da economia portuguesa já ultrapassou a média de longo prazo, passando de um período de recuperação económica para um período de crescimento sustentável.

Os indicadores compósitos avançados servem para medir a tendência de crescimento ou queda a acontecer num período de seis a nove meses, e o ideal é que a barreira dos 100 pontos seja ultrapassada. Entre os países da periferia da Europa, apenas a Irlanda já tinha ultrapassado esta barreira, quando em janeiro de 2012 obteve 100,2 pontos e, este mês Portugal e Grécia (100.32) também são apontados como países cujo crescimento vai começar a despontar em força.

A consolidação do crescimento económico português entrou para as contas da OCDE em abril de 2011, mês a partir do qual a antecipação do crescimento económico se tem aproximado da média a longo prazo, depois das fortes quedas de 2008 e 2011. Desde janeiro de 2012 que Portugal não conseguia atingir os 100 pontos e em fevereiro do ano passado a OCDE concedeu um mínimo de 97,9 pontos à possibilidade de crescimento da economia. No mês de fevereiro, Portugal cresceu 0,41 pontos relativamente a janeiro e 2,54 pontos face a fevereiro do ano passado.

Longe deste contentamento, o governo de Passos Coelho prevê uma recessão de 2,3% para este ano. Os números foram revistos com a troika na sétima avaliação ao programa de ajustamento, já que inicialmente se previa uma recessão de 1% para este período.

Mas segundo a OCDE, a prestação da economia portuguesa é mais favorável que a da zona euro, que soma 99.98 pontos, o que verifica uma quebra de 0,01 pontos face ao mesmo período do ano passado. O desempenho da economia alemã também fica aquém do português, com 99.69 pontos e uma quebra de 0,20 pontos relativamente ao ano passado.

Ainda assim, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico explica que "a zona euro como um todo, e particularmente a Alemanha, dão sinais de retoma de crescimento". A OCDE aponta ainda para uma estabilização em França e para um "momento de mudança" na economia italiana, que se encontra nos 99,55 pontos.

Fora da Europa, Reino Unido, Canadá e Brasil são apontados como tendo "um crescimento na média".


Em: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO138422.html?page=0

Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...