Avançar para o conteúdo principal

Drone de salvamento treinado para encontrar pessoas em perigo através de gritos de socorro


Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas emitem quando pedem ajuda. Os primeiros testes foram bem-sucedidos.


Investigadores alemães criaram um drone capaz de localizar humanos através de gritos. A equipa do Fraunhofer Institute for Communication, Information Processing and Ergonomics afirma que se trata de um veículo pensado para auxiliar equipas de socorro nas situações de emergência em que é necessário procurar por sobreviventes, como acontece, por exemplo, depois de um desastre natural.


"Os drones podem cobrir largas áreas em períodos mais curtos do que as equipas de salvamento ou os cães de resgate que, normalmente, são colocados no terreno", explicou Macarena Varela, uma das engenheiras responsáveis pelo projeto, em conversa com o The Washington Post. "Se um edifício colapsar, o drone pode alertar e assistir a equipa humana porque consegue chegar a zonas que as pessoas não conseguem", rematou.


Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas fazem quando pedem ajuda. Os áudios foram depois utilizados para treinar o algoritmo de inteligência artificial que assim aprendeu a distinguir os pedidos de ajuda de um humano de outros ruídos que, num contexto de salvamento, poderiam enganar o sistema.


Os microfones que equipam o drone são semelhantes aos que se encontram na maioria dos smartphones topo de gama - o grupo justifica com o facto de querer manter o veículo leve e ágil.


Varela confirmou que o drone foi exaustivamente testado em campo aberto. Os resultados foram positivos, uma vez que os "alvos" foram tendencialmente descobertos numa questão de segundos.


Os investigadores foram já abordados por várias organizações que demonstraram interesse em celebrar uma parceria com o instituto alemão para a utilização deste drone em situações reais.


https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/drone-de-salvamento-treinado-para-encontrar-pessoas-em-perigo-atraves-de-gritos-de-socorro

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook