Avançar para o conteúdo principal

Drone de salvamento treinado para encontrar pessoas em perigo através de gritos de socorro


Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas emitem quando pedem ajuda. Os primeiros testes foram bem-sucedidos.


Investigadores alemães criaram um drone capaz de localizar humanos através de gritos. A equipa do Fraunhofer Institute for Communication, Information Processing and Ergonomics afirma que se trata de um veículo pensado para auxiliar equipas de socorro nas situações de emergência em que é necessário procurar por sobreviventes, como acontece, por exemplo, depois de um desastre natural.


"Os drones podem cobrir largas áreas em períodos mais curtos do que as equipas de salvamento ou os cães de resgate que, normalmente, são colocados no terreno", explicou Macarena Varela, uma das engenheiras responsáveis pelo projeto, em conversa com o The Washington Post. "Se um edifício colapsar, o drone pode alertar e assistir a equipa humana porque consegue chegar a zonas que as pessoas não conseguem", rematou.


Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas fazem quando pedem ajuda. Os áudios foram depois utilizados para treinar o algoritmo de inteligência artificial que assim aprendeu a distinguir os pedidos de ajuda de um humano de outros ruídos que, num contexto de salvamento, poderiam enganar o sistema.


Os microfones que equipam o drone são semelhantes aos que se encontram na maioria dos smartphones topo de gama - o grupo justifica com o facto de querer manter o veículo leve e ágil.


Varela confirmou que o drone foi exaustivamente testado em campo aberto. Os resultados foram positivos, uma vez que os "alvos" foram tendencialmente descobertos numa questão de segundos.


Os investigadores foram já abordados por várias organizações que demonstraram interesse em celebrar uma parceria com o instituto alemão para a utilização deste drone em situações reais.


https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/drone-de-salvamento-treinado-para-encontrar-pessoas-em-perigo-atraves-de-gritos-de-socorro

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di