Avançar para o conteúdo principal

Drone de salvamento treinado para encontrar pessoas em perigo através de gritos de socorro


Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas emitem quando pedem ajuda. Os primeiros testes foram bem-sucedidos.


Investigadores alemães criaram um drone capaz de localizar humanos através de gritos. A equipa do Fraunhofer Institute for Communication, Information Processing and Ergonomics afirma que se trata de um veículo pensado para auxiliar equipas de socorro nas situações de emergência em que é necessário procurar por sobreviventes, como acontece, por exemplo, depois de um desastre natural.


"Os drones podem cobrir largas áreas em períodos mais curtos do que as equipas de salvamento ou os cães de resgate que, normalmente, são colocados no terreno", explicou Macarena Varela, uma das engenheiras responsáveis pelo projeto, em conversa com o The Washington Post. "Se um edifício colapsar, o drone pode alertar e assistir a equipa humana porque consegue chegar a zonas que as pessoas não conseguem", rematou.


Para que o drone conseguisse distinguir o som de um grito humano, os investigadores começaram por gravar os seus próprios gritos, bem como outros sons que as pessoas fazem quando pedem ajuda. Os áudios foram depois utilizados para treinar o algoritmo de inteligência artificial que assim aprendeu a distinguir os pedidos de ajuda de um humano de outros ruídos que, num contexto de salvamento, poderiam enganar o sistema.


Os microfones que equipam o drone são semelhantes aos que se encontram na maioria dos smartphones topo de gama - o grupo justifica com o facto de querer manter o veículo leve e ágil.


Varela confirmou que o drone foi exaustivamente testado em campo aberto. Os resultados foram positivos, uma vez que os "alvos" foram tendencialmente descobertos numa questão de segundos.


Os investigadores foram já abordados por várias organizações que demonstraram interesse em celebrar uma parceria com o instituto alemão para a utilização deste drone em situações reais.


https://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigos/drone-de-salvamento-treinado-para-encontrar-pessoas-em-perigo-atraves-de-gritos-de-socorro

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O filme de ficção científica mais assistido da Netflix: Quase 500 milhões de espectadores, mas seu diretor afirma que "os críticos e os guardiões da cultura o odiaram"

 Foi número 1 em 85 países e o centro de uma notável polêmica. Um dos maiores sucessos cinematográficos da Netflix até hoje foi Não Olhe Para Cima, um filme de ficção científica que ainda ocupa o segundo lugar na lista dos filmes de todos os tempos dessa plataforma. No entanto, a Netflix apenas compartilhou dados de visualizações dos primeiros 91 dias, mas agora seu diretor Adam McKay afirmou que na realidade o filme foi visto por quase 500 milhões de espectadores. Número 1 em 85 países McKay concedeu uma entrevista à NME por ocasião dos incêndios que Los Angeles sofreu para, entre outros temas, comentar sobre a importância da mensagem sobre mudanças climáticas que Não Olhe Para Cima traz. Além disso, ele destaca o enorme sucesso que o filme teve, mas também a má recepção por parte da imprensa especializada: "Diante dessas catástrofes dramáticas que continuam acontecendo, um filme parece realmente pequeno e ridículo. Mas o que foi inspirador e energizante foi a resposta popular a ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook