Avançar para o conteúdo principal

Cientistas identificam planetas de onde os extraterrestres podem "espiar" a Terra



 Esqueçam os OVNIs (objetos voadores não identificados). E se os extraterrestres nem precisarem de sair dos seus planetas para "espiarem" os humanos terráqueos? Uma nova investigação prova que, a existir vida inteligente lá fora, pode bem ser assim.


Duas cientistas norte-americanas reuniram uma lista de todos os sistemas de estrelas com vista para o nosso planeta Terra, conta o jornal The Guardian. De acordo com as especialistas, há 1715 sistemas vizinhos de onde os extraterrestres podem ter descoberto a Terra, ao longo dos últimos 5 mil anos, ao vê-la a passar à frente do Sol.


Entre estes, há 46 sistemas que estão perto o suficiente para que, dos seus planetas, se consiga intercetar sinais de rádio e televisão, emitidos pelos humanos desde há um século.


Mas há mesmo 29 planetas que estão perfeitamente posicionados para espiarem os humanos na Terra e, de facto, ouvirem as transmissões de rádio e televisão terrestres.


"Uma maneira de encontrar planetas é se eles bloquearem parte da luz da sua estrela. E há este pequeno pedaço no céu de onde outros sistemas têm um lugar privilegiado para ver a Terra enquanto planeta em trânsito", explica Lisa Kaltenegger, professora de astronomia e diretora do Instituto Carl Sagan da Universidade Cornell, em Nova Iorque, citada pelo The Guardian.


Para perceber quais os sistemas melhor posicionados para "espiar" a Terra, Lisa Kaltenegger juntou-se à astrofísica Jackie Faherty, do Museu Americano de História Natural, e recorreram ao catálogo Gaia da Agência Espacial Europeia, que mostra as posições e movimentos das estrelas.


Entre aqueles que tiveram condições, ao longo dos anos, para espiar os humanos estão, por exemplo, um planeta com o dobro do tamanho da Terra situado no sistema da estrela Ross 128, na constelação Virgem, a cerca de 11 anos-luz.


Apesar de os astrónomos terem já detetado milhares de planetas para lá do sistema solar, a existirem extraterrestres, só os privilegiados que vivem nesta lista de planetas conseguirão observar a vida humana sem sair da sua "casa".


Por Rita Carvalho Pereira em:

https://www.tsf.pt/futuro/astronomos-identificam-planetas-de-onde-os-extraterrestres-podem-espiar-a-terra-13870027.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook